UFMA lança Plataforma Qualifica Turismo com cursos on-line e gratuitos em parceria com o Ministério do Turismo em São Luís

publicado: 16/08/2023 13h25, última modificação: 18/08/2023 10h41
A plataforma é voltada para profissionais da área turística e hoteleira, com ênfase na qualificação acessível para o atendimento de pessoas com deficiência.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Ministério do Turismo (MTUR), lançou, na última terça, 15 de agosto, no Hotel Blue Tree Towers, a plataforma Qualifica Turismo, com cursos gratuitos e on-line para profissionais da área turística e hoteleira.

A iniciativa nasce na Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA), que trouxe um ambiente virtual de aprendizagem autônomo e acessível, visando à capacitação e disponibilização de conteúdos informativos para profissionais que atuam no setor do turismo em todo o país. Segundo o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, essa plataforma contribui, de forma essencial, para tornar mais acessível o mercado do turismo no Maranhão e no Brasil.

“Esses são os resultados de grandes investimentos que fizemos na área tecnológica da UFMA, os cursos que estão sendo disponibilizados por meio da DTED-UFMA, em parceria com o Ministério do Turismo, vão contribuir, de forma extraordinária, para a capacitação de profissionais do setor e na acessibilidade do mercado turístico, não só no Maranhão, mas no Brasil todo. Nesse processo, a Universidade desenvolve um papel fundamental na oferta de diferentes cursos, cumprindo com seu papel institucional de educar, capacitar e interagir com a sociedade civil, sobretudo, em parcerias com ministérios que desenvolvem fortes políticas públicas de inclusão social”, expressou o reitor.

Os cursos ofertados pela plataforma são desenvolvidos por diferentes instituições de ensino e são voltados para a formação de profissionais do turismo e hotelaria. O “Programa em Qualificação, Turismo, Inclusão e Acessibilidade”, coordenado pela equipe da DTED-UFMA, oferece três cursos abordando as temáticas da acessibilidade e inclusão no mercado do turismo regional e nacional. A plataforma disponibiliza atalhos de teclado, um mapa do site para acesso direto a páginas específicas e ferramentas de alto contraste, tradução em Libras e audiodescrição em todos os cursos disponíveis.

Ana Emília Figueiredo, diretora da DTED-UFMA, menciona a importância da plataforma “Qualifica Turismo” para o desenvolvimento e capacitação de profissionais do Turismo. “São cursos gratuitos a distância que vão democratizar o conhecimento, pois qualquer pessoa no território nacional, que trabalhe com o turismo ou área afim, poderá se inscrever. Os cursos desenvolvidos têm recursos de acessibilidade, então mesmo as pessoas com deficiência poderão realizar essa capacitação validada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Maranhão. Nós acreditamos que essa formação contribuirá muito para a melhoria e inclusão nos serviços do setor turístico no Brasil”, comentou.

Lançamento plataforma Qualifica Turismo -  15-08-23

Um dos principais diferenciais da “Qualifica Turismo” é a metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação direta de tutores, dando responsabilidade ao estudante na gestão de sua rotina de estudos. Contando com recursos e suportes educacionais diversificados, a plataforma dispõe de e-books interativos, vídeos, infográficos, jogos e podcasts, reunindo uma ampla variedade de materiais que auxiliam na aprendizagem. O coordenador do programa, professor Mário Meireles, enfatiza o processo de construção da plataforma como um projeto acessível e inclusivo.

“Na plataforma, encontramos cursos de nivelamento que abordam, de forma introdutória, as deficiências e como o profissional deve se portar no atendimento a essas pessoas. Também são encontrados os cursos específicos, voltados para a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no setor do turismo.  Em todas as fases de elaboração desse projeto, participaram pessoas com deficiência, e essa construção foi em conjunto com a DTED-UFMA e o Ministério do Turismo, possibilitando-nos a criação tecnológica de um mecanismo que preparasse os profissionais para atender e se comunicar de maneira inclusiva e acolhedora com a população com deficiência e mobilidade reduzida”, afirma Meireles.

Na solenidade, além do lançamento da Qualifica Turismo, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou o Fundo Geral do Turismo (FUNGESTUR), com objetivo de fomentar e prover recursos destinados a financiamentos privados em capital fixo, compreendendo as obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos.

"Além de celebrar essa parceria com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da plataforma de qualificação acessível e inclusiva para profissionais do turismo, viemos apresentar o FUNGESTUR, que é um fundo de financiamento para ampliação e requalificação de empreendimentos turísticos no Brasil", disse o Ministro.

As inscrições para participar dos cursos do Programa em Qualificação, Turismo, Inclusão e Acessibilidade podem ser realizadas no site qualifica.turismo.gov.br

Por: Alexandre Burity

Fotos: Alexandre Burity e Ingrid Trindade