Notícias

UFMA lança livro sobre diálogos entre literatura e outras artes

publicado: 02/02/2026 11h09, última modificação: 02/02/2026 11h37
UFMA lança livro sobre diálogos entre literatura e outras artes

Livro reúne quinze artigos sobre interações entre literatura e artes contemporâneas. Foto: divulgação

Na última sexta-feira, 30 de janeiro, professores e técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançaram o livro "Literatura e outras artes: traduções culturais e diálogos interdisciplinares". A obra foi apresentada na casa da Apruma e organizada por Cláudia Letícia Moraes (docente em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e do PGCult-UFMA), Rayron Lennon Sousa (docente do Câmpus São Bernardo e do PPGLB-UFMA) e Fabio Henrique Gonçalves (técnico em Assuntos Educacionais do SIB-UFMA e doutorando do PPGHIS-UFMA).

O livro propõe uma leitura da literatura como um campo em constante transformação, que se reinventa ao dialogar com diversas linguagens e temas contemporâneos. Estão reunidos quinze artigos de pesquisadores e pesquisadoras com formações e atuações em várias universidades do território nacional, refletindo sobre a construção de sentidos com base na interação entre a literatura e outras formas de expressão artística.

A obra está dividida em quatro eixos temáticos: “Novas formas artístico-literárias para pensar a negritude”; “Ficção, autoficção e autobiografia”; “Literatura & música: leia esta canção”; “Literatura, cinema e teatro: versões e adaptações”.

Livro foi organizado por professores e técnico em Assuntos Educacionais da UFMA. Foto: divulgação

“Os eixos temáticos servem para nortear o leitor na compreensão de que os temas estão agrupados por afinidades, mas também se atravessam de forma interdisciplinar, abertos à conversa com áreas distintas do saber como chave para uma leitura mais aberta e uma experiência densa com o campo expandido”, enfatiza a professora Cláudia Moraes.

Ela destaca que, com a emergência de temas interseccionais (raça, classe, gênero e território), não é mais possível tecer uma crítica que considere somente a “arte pela arte”. “Tanto a arte quanto a crítica do século XXI se mostrariam engajadas, cuidando para que estética e ética caminhem juntas a fim de que seja possível, por meio da experiência artística, encarar problemas que se alongam no tempo, tensionando questões que nos demandam tanto como cidadãos quanto como apreciadores críticos da arte. É nesse contexto que surgem as discussões que mobilizam a obra”, afirma a professora Cláudia Moraes.

Os interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com os organizadores por meio do Instagram, no perfil @gplade.ufma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: