UFMA lamenta falecimento do ex-coordenador do Curso de Medicina da Universidade, Dr. João Damasceno Serra Figueiredo

publicado: 06/06/2023 12h13, última modificação: 06/06/2023 23h30
UFMA lamenta falecimento do ex-coordenador do Curso de Medicina da Universidade

É com imenso pesar que a Universidade Federal do Maranhão tomou conhecimento do falecimento do Dr. João Damasceno Serra Figueiredo, ocorrido no dia 04/06/2023 às vesperas de completar 101 anos de idade.

Dr. Damasceno Figueiredo, formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, foi um dos professores catedráticos fundadores do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão em 1958. Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, foi o primeiro Ortopedista do Maranhão.

Durante sua trajetória profissional foi Coordenador do Curso de Medicina da UFMA, primeiro Diretor do Hospital Municipal Djalma Marques e Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Presidente Dutra. Médico de saber científico aliado à boa prática competente, exerceu suas atividades com honra e dedicação.

A Universidade Federal do Maranhão agradece o profundo contributo e presta condolências aos familiares e amigos desse ilustre médico e professor que, no exercício da profissão, deixou um belissimo exemplo de dedicação e abalizado apego ao ensino médico e à prática da medicina em nosso estado.

Por: Coordenação do Curso de Medicina - Câmpus São Luís