Notícias

UFMA investe em formação de servidores para aprimorar ensino superior

publicado: 10/12/2025 18h05, última modificação: 11/12/2025 16h36
Servidores do quadro técnico dos doze Centros de Ciências da Universidade Federal do Maranhão participam do treinamento no Câmpus de São Luís
UFMA investe em formação de servidores para aprimorar ensino superior

Fortalecimento institucional da UFMA é um dos objetivos do treinamento. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou, nessa quarta-feira,10, uma capacitação voltada para os Técnicos em Assuntos Educacionais e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) dos doze centros de ciências da instituição. O treinamento ocorre até o dia 12 de dezembro e tem como tema central a Política de Qualidade dos Cursos de Graduação da UFMA.  

O curso é uma iniciativa da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em parceria com a Superintendência de Qualidade dos Cursos de Graduação (DQGRAD). O objetivo é formar um quadro de servidores capacitados para exercer atividades com maior eficiência.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou a importância do encontro para fortalecer a política de qualidade da instituição. “Este encontro com os técnicos em assuntos educacionais de todos os centros da UFMA visa oferecer cursos e informações sobre a execução do Programa de Modernização e Qualidade da Graduação. Esse é um  momento importante em que os TAES terão todo o acesso às informações necessárias para que a gente possa implementar com eficiência o nosso programa”. 

Para o superintendente de Qualidade dos Cursos de Graduação, Jaiver Figueroa, o treinamento destinado aos servidores desempenha um papel estratégico na difusão das informações sobre o Programa de Qualidade. “O Programa de Qualidade tem etapas que precisam ser cumpridas, como a elaboração de documentos norteadores. Nossa função, neste encontro, é repassar essas informações para que os TAEs atuem como multiplicadores dentro dos centros, impactando diretamente os indicadores de qualidade”, declarou.

Também está entre os objetivos da capacitação otimizar fluxos de comunicação, reduzir retrabalhos e assegurar maior eficiência na execução das políticas acadêmicas, em consonância com as diretrizes de governança, transparência e modernização administrativa da Universidade.  

Servidores dos doze Centros de Ciências da UFMA participam do curso. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Foco no fortalecimento institucional 

O curso, com carga horária total de 18 horas, busca ampliar a compreensão dos servidores sobre normativas, resoluções e instrumentos institucionais que orientam o funcionamento dos cursos de graduação. 

Além disso, pretende promover maior integração entre equipes técnico-administrativas e instâncias de gestão acadêmica, fomentando uma cultura colaborativa e de corresponsabilidade pelos resultados institucionais.  

Para os servidores, a capacitação representa uma oportunidade de crescimento profissional e de fortalecimento institucional. O servidor Bruno Almeida, do Centro de Ciências de Imperatriz, destaca a relevância do treinamento. “Essa formação é muito importante para adquirirmos conhecimento e levarmos para nossos centros, contribuindo para melhorar os índices socioeducacionais da UFMA e promover uma qualidade educacional de êxito para a região”.   

O encontro de servidores técnicos dos doze centros da UFMA também representa uma oportunidade de integração entre equipes que atuam em realidades diferentes. Segundo Viviane Oliveira, servidora do Centro de Ciências de Pinheiro, o compartilhamento de experiências fortalece a missão da Universidade. “Essa capacitação é importante porque vai nos permitir uma ambientação com os técnicos dos outros Centros da UFMA, aqui em São Luís, para que possamos trocar experiências, nos conhecer, saber da realidade de cada centro. Também é importante para compreender o que o programa quer de nós e como podemos levar esse conhecimento para os nossos centros. Então, essa troca de experiências e de visão é importante para a gente”.   

Compromisso institucional

A UFMA reafirma, com essa ação, seu compromisso com a valorização e o desenvolvimento contínuo dos servidores técnico-administrativos, reconhecendo-os como protagonistas na consolidação de uma gestão pública moderna, eficiente e orientada para resultados.  

O treinamento, portanto, representa um investimento estratégico na profissionalização da gestão universitária, reforçando o papel dos TAEs na implementação das políticas institucionais de qualidade e na promoção de um ensino superior cada vez mais integrado, inovador e socialmente relevante.   

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: