UFMA integra projeto internacional que busca garantir a qualificação de professores na América Latina e no Caribe

publicado: 24/02/2021 18h52, última modificação: 25/02/2021 20h14

Buscar o compartilhamento de pesquisas científicas no cenário internacional e investir em ferramentas para garantir a qualidade do ensino da Universidade Federal do Maranhão em nível global tem sido uma das ações promissoras da gestão do reitor Natalino Salgado. Dando um salto para consolidar o intercâmbio de boas práticas, a UFMA integra, hoje, o projeto internacional “Ecalfor: Evaluación de la formación del profesorado en América Latina y Caribe. Garantía de la calidad de los títulos de educación”. Natalino Salgado reiterou o interesse no Programa na reunião de trabalho do projeto, que ocorreu na quarta-feira, 17, por meio de videoconferência com membros da Universidade de Granada, Espanha.

A UFMA participa do Ecalfor por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB), envolvendo os professores João Fortunato, Lucinete Lima, Maria Alice Melo, João Bottentuit e Mariana Vale. O projeto pretende generalizar a experiência europeia acumulada em mecanismos e procedimentos de garantia da qualidade, a serem transferidos, adaptados e contextualizados aos países associados do projeto a partir de um trabalho colaborativo, horizontal e transnacional, mediante protocolos, indicadores e instrumentos utilizados por cada instituição na avaliação dos resultados da qualidade da formação universitária, nesse caso, dos professores do ensino obrigatório.

Reconhecimento da União Europeia

Pela alta qualidade técnica, apoio político e viabilidade entre as instituições latino-americanas e caribenhas participantes, a União Europeia financiou o projeto Ecalfor, coordenado pela Faculdade de Educação e Ciências do Desporto de Melilla, da Universidade de Granada, em uma convocação internacional altamente competitiva, para a qual foram apresentadas mais de mil propostas de centenas de universidades ao redor do mundo e na qual apenas 164 projetos foram premiados.

Instituições e entidades que participam

Dentro desse consórcio, o projeto será desenvolvido por mais de 100 acadêmicos e técnicos de qualidade educacional de nove países da América, Caribe e Europa, unindo 19 universidades, e, destas, apenas duas são brasileiras: a UFMA e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As demais instituições internacionais são: Universidad de Granada (UGR, Espanha); Universidade da Coruña (UDC, Espanha); Universidad de París Est Créteil-Val de Marne (Upec, França); University of Bologna (Unibo, Itália); University of Eastern Finland (UEF, Finlândia); Universidad Autónoma de Tlaxcala (UAT, México); Universidad Autónoma de Yucatán (Uady, México); Universidad Federico Henríquez y Carvajal (UFHEC, República Dominicana); Instituto Superior de Formación Docente Salomé Ureña (Isfodosu, República Dominicana); Universidad Autónoma de Chiriquí (Unachi, República de Panamá); Institución Superior de Administración y Educación de Panamá (Isae, República de Panamá); Universidad de Las Américas (Udla, Ecuador); Pontificia Universidad Católica de Ecuador (Puce, Equador); Labosfor, Innovación y Desarrollo, S.L. (Espanha); Axencia para a Calidade do Sistema Universitario de Galicia (Acsug, Espanha); Organización del Convenio Andrés Bello (CAB, República de Panamá); e o Centro Interdisciplinario de Investigación y Docencia en Educación Técnica (Ciidet, México).

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque