Notícias

UFMA integra novo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Computação em Rede Nacional

publicado: 30/09/2024 13h30, última modificação: 30/09/2024 14h06
UFMA integra novo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Computação em Rede Nacional

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) integra mais um programa de mestrado em associação. A instituição agora faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação em Computação em Rede Nacional (PROFCOMP), coordenado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O programa foi recentemente aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e será ofertado em parceria com outras universidades brasileiras.

O PROFCOMP tem o objetivo de qualificar professores da educação básica para que possam realizar o ensino de computação na grade curricular das instituições do país.

A professora do Departamento de Informática (DEIN) da UFMA, Simara Vieira da Rocha, explica que o mestrado profissional será muito importante para o avanço do ensino de computação. “Há importância em diversas perspectivas, como: formação de professores qualificados, inovação em práticas pedagógicas no uso de tecnologias e ferramentas educacionais, fomento à pesquisa aplicada e à democratização do ensino de computação e diminuição de assimetrias geográficas”, frisa. 

O programa é um mestrado profissional em rede e conta com a cooperação de instituições associadas de todas as regiões do país, entre elas estão: A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na região Sul; A Universidade de São Paulo - Câmpus São Carlos (USP- SÃO CARLOS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Sudeste; A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ), no Centro-Oeste; A Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), no Nordeste; A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), na região Norte.

Na UFMA, o PROFCOMP conta com uma equipe de profissionais do Departamento de Informática (DEINF), da Coordenação de Engenharia da Computação e do Departamento de Educação II. 

Por: Pedro Correa 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: