Notícias

UFMA integra Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das instituições de ensino superior públicas do Maranhão

publicado: 13/06/2025 14h42, última modificação: 13/06/2025 15h12
A parceria foi firmada na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das IES
UFMA integra Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das instituições de ensino superior públicas do Maranhão

Reunindo as Instituições de Ensino Superior (IES) do Maranhão, o Palácio Cristo Rei, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi palco, nessa quarta-feira, 11, da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das IES. A iniciativa é fruto da parceria entre a UFMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com apoio e incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, salienta que a ação que vai contribuir, de forma direta, para o desenvolvimento do estado. “Nós estamos aqui com todas as instituições de ensino superior do Maranhão, exatamente criando um comitê interinstitucional de gestão de resíduos sólidos, mas a gente entende que esse comitê é apenas o início de um grande programa entre as instituições na área de sustentabilidade, em que também serão discutidos planos diretores de logística sustentável de cada instituição, otimizando as ações conjuntas, e, com certeza, quem vai ganhar com isso é o Maranhão, pois nós vamos ter a melhoria da sustentabilidade socioambiental do nosso estado”, ressaltou.

Com a finalidade de produzir e desenvolver planos de gerenciamento para promover um futuro mais limpo, seguro e ambientalmente responsável, o projeto é coordenado pela UEMA. Na ocasião, representando a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Pró-reitoria de Infraestrutura da UEMA, Luciana Barros Oliveira reforçou o propósito da iniciativa. “O nosso intuito é fortalecer as políticas institucionais voltadas para a gestão e direcionamento adequado de resíduos. O intuito da criação do comitê é, junto com os professores que já trabalham na temática, dentro das instituições, nas suas representações, desenvolver trabalhos de fortalecimento voltado para questões ambientais”, pontuou.

Gestão ambiental e incentivo à sustentabilidade 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), presente na Lei nº 12.305/10, menciona a prevenção e a redução na produção de resíduos, estabelecendo a prática de hábitos de consumo sustentável e iniciativas para reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos. A UEMA é uma das instituições que já possui um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, e, com a criação do Comitê, a iniciativa vai adentrar as demais instituições e será desenvolvida de acordo com a realidade de cada espaço acadêmico. 

O administrador da Diretoria de Planejamento, Engenharia e Controle (DIPEC) na área de sustentabilidade e membro do Comitê na UFMA, Jorge Carvalho, explicou sobre o funcionamento do Comitê. “É uma política nacional de resíduos sólidos, em que essas quatro universidades estarão juntas, discutindo formas, parcerias, políticas públicas e privadas, diagnósticos, inclusive, de gravimetria de resíduos nas universidades. Nós vamos mostrar para a sociedade que temos saída para a questão ambiental, não só para a Universidade, como para toda a cidade no entorno. O Comitê vai ficar à disposição durante dois anos, podendo ser renovado. É um marco importante e que devemos chegar a um patamar melhor e mostrar para a sociedade que estamos entrando na linha da sustentabilidade ambiental”, destacou. 

O financiamento do plano de gerenciamento ambiental é fundamental, sendo um investimento que incentiva a prática sustentável no ambiente acadêmico e social. A Fapema desempenha um papel essencial no fornecimento de recursos para realização de Projetos que visam aprimorar o cenário atual. 

Nesse contexto, o presidente da Fapema, Nordman Wall, sublinhou a atenção dada ao fomento voltado para a ação proposta. “Projetos como esse são muito importantes para o nosso estado, e ficamos felizes de ver unidas as instituições onde estão os cérebros pensantes, para que a gente possa propor uma política pública de soluções. A Fapema só tem a contribuir ainda mais com todos os editais, auxílios e bolsas que têm, para que possamos ter não só um meio ambiente, mas uma saúde sustentável em decorrência de um ambiente limpo e saudável. Estamos discutindo isso para construir um plano de trabalho em que a gente possa entrar com recursos tanto no sentido de auxílio quanto no sentido de bolsas, para que possamos fazer a nossa contribuição dentro do escopo de atuação da Fapema”, afirmou. 

O Projeto desperta grande interesse e expectativa, como expressa Fernando Carvalho: “Quando eu estava como vice-reitor da Universidade, fizemos a proposição do Programa UFMA Sustentável. Em 2014, participamos do nosso primeiro programa do PLS, Programa de Logística Sustentável da Universidade. Então, temos uma experiência boa com relação a essa questão, que é fundamental, não só para as instituições, mas para o estado, para o país e para o mundo. Acredito que vamos ter sucesso com a reunião dessas instituições, na criação desse comitê interinstitucional de gestão de resíduos sólidos das instituições. Mas eu faço a proposição que a gente vá além disso, pois acredito que a discussão não deve ficar somente na questão dos resíduos sólidos", compartilhou. 

O projeto também vai ao encontro da campanha desenvolvida pela gestão da UFMA, "Pertencer", que tem por objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a conservação e preservação do patrimônio universtário. Com a campanha, o Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das IES busca um ambiente mais sustentável para todos os câmpus.

O Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das Instituições de Ensino Superior é uma iniciativa e um investimento coletivo para a qualidade de vida, a prevenção e a sustentabilidade no presente e para o futuro. 

Por: Aline Vitória 

Produção: Sarah Dantas 

Fotos: Sarah Dantas 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: