Notícias

UFMA inicia semestre letivo do CCH e do PGCult com a participação do filósofo Vladimir Safatle

publicado: 24/03/2026 10h25, última modificação: 24/03/2026 11h01
UFMA inicia semestre letivo do CCH e do PGCult com a participação do filósofo Vladimir Safatle

Aula inaugural do CCH e PGCULT - UFMA, com Vladimir Safatle. Foto: Agaminon Sales (DCOM)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, na última sexta-feira, 20, a aula inaugural do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT), com participação do filósofo e professor da Universidade de São Paulo, Vladimir Safatle. O momento foi marcado por reflexões sobre fascismo e política na contemporaneidade, com troca de experiências e interações com o público. 

O diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Luciano Façanha, destacou o importante papel da Universidade ao trazer discussões atuais que estimulem o pensamento crítico entre os estudantes. "O professor Vladimir Safatle tem discutido várias questões contemporâneas, inclusive a respeito do fascismo e de como se vive a política atualmente no Brasil, mas também no mundo. É um assunto que tem tudo a ver com as humanidades e, principalmente, dentro de uma universidade pública, que preza pela qualidade do ensino. É um momento que a gente tem que aproveitar, para que essa discussão ganhe força e fôlego, principalmente, entre os ingressantes da Universidade."

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Ana Caroline Oliveira, a aula reforça o caráter interdisciplinar do programa, reunindo reflexões que perpassam diversas áreas do conhecimento. “É uma aula que caracteriza bem o que é o PGCULT, um programa interdisciplinar em humanidades, que pensa e se coloca para refletir questões de forma transversal. E a aula traz a discussão sobre fascismo com base na literatura, na filosofia, na antropologia, nas diversas áreas do conhecimento para pensar um fenômeno que é contemporâneo e que traz questões relevantes para a nossa própria formação na condição de pesquisadores, intelectuais, e principalmente como sujeitos que vivem em sociedade”. 

 Evento contou com participação da comunidade acadêmica da UFMA. Foto: Agaminon Sales (DCOM)

Lançamento 

O momento também foi marcado pelo lançamento da mais nova publicação de Safatle, intitulada “Ameaça interna: psicanálise dos novos fascismos globais”, que analisa o ressurgimento do fascismo nas sociedades contemporâneas, mostrando que o fenômeno não é externo ou excepcional, mas um elemento estrutural das democracias liberais e tende a emergir em momentos de crise. 

De acordo com o autor, Vladimir Safatle, o tema é emergente na atualidade e, ao trazer a discussão para o ambiente acadêmico, torna-se ainda mais relevante para a compreensão da realidade política no país. “Para mim foi muito importante esse momento de troca, de interação com a comunidade acadêmica da UFMA, de um programa muito interessante, interdisciplinar, com questões muito vivas e que me ajudam muito nessa tentativa de pensar os fenômenos contemporâneos, e eu sou muito grato por tudo”, afirmou. 

Para o estudante de filosofia da UFMA Paulo Saraiva, a discussão do tema foi fundamental para sua formação. “O conteúdo que ele traz também é de extrema importância no mundo em que vivemos hoje, principalmente, com o estímulo da tecnologia e a exposição às telas entre os jovens e adolescentes. Por isso trazer esse pensamento crítico e ver o que está por trás de tudo isso estimula um pensamento crítico e racional. Com certeza, agregou muito para a minha formação.” 

Ao promover momentos de reflexão e debates acerca de temas relevantes da atualidade, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reafirma seu compromisso em estimular o pensamento crítico e elevar a qualidade do ensino na instituição. 

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: