Notícias
UFMA inicia programação do IV International Conference on Social Impact Assessment
Comunidade acadêmica participa do I Workshop Internacional PROLITORAL, no Palácio Cristo Rei. Foto: Ingrid Trindade/Dcom
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início, nessa segunda-feira, dia 24, às atividades preparatórias para o IV International Conference on Social Impact Assessment, um dos mais importantes encontros internacionais dedicados à avaliação de impactos socioambientais. O “I Workshop Internacional PROLITORAL”, realizado no Palácio Cristo Rei, marcou o começo de uma semana de articulação científica, cooperação internacional e debates estratégicos sobre sustentabilidade, planejamento ambiental e justiça climática.
A atividade reuniu pesquisadores da Rede PROLITORAL para discutir temas como governança costeira, planejamento territorial e estratégias colaborativas voltadas às zonas costeiras amazônicas. Criada no Brasil, a rede atua nas áreas de pesquisa, extensão e inovação, com foco no desenvolvimento de políticas públicas para o litoral e no fortalecimento das comunidades costeiras, para ampliar sua capacidade de reivindicar direitos e ocupar espaços de representação política.
As ações do congresso, que envolvem pesquisadores brasileiros e de diversos países, é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (PPGSA), da UFMA, com apoio do CNPq e de instituições parceiras da Espanha, Chile e Brasil. Com o tema “Construindo Redes para a Sustentabilidade e Justiça Ambiental”, a conferência posiciona o Maranhão como um polo de referência latino-americano nas discussões sobre impactos ambientais, marcando a primeira vez em que o evento é sediado no Brasil.
O professor Leonardo Soares, que está à frente da organização, destacou os principais temas que vão ser debatidos durante toda a semana.
“Vamos discutir impactos sociais, como que os grandes empreendimentos causam mazelas à sociedade. Estamos debatendo metodologias, as redes de interação, os projetos de extensão e as perspectivas de solução dos problemas que ocorrem no litoral, na margem dos rios, nas grandes cidades, nas periferias e que assolam comunidades. Então, esse momento é para que a gente possa trazer a experiência internacional para a Universidade Federal do Maranhão, para o norte, nordeste do Brasil, neste cenário pós-COP30”, pontuou.
Ele reforçou ainda o caráter interdisciplinar e internacional da conferência, aproximando especialistas de universidades de referência da Escola Holandesa, da Escola Chilena, da Escola Francesa e da Escola Espanhola e de outras partes do Brasil, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Neste dia 25, a agenda de pré-evento continua com o I International Academic Cooperation Meeting, que será realizado na Faculdade de Direito da UFMA, com a participação das universidades estrangeiras para articulação de novas parcerias e projetos conjuntos.
O evento principal, “V International Conference on Social Impact Assessment”, ocorrerá entre os dias 26 e 28 de novembro, no Auditório do CCBS, na UFMA. As atividades contarão com conferências, mesas-redondas, palestras e oficinas sobre metodologias e práticas de avaliação de ações sustentáveis e políticas públicas.
Voltado para docentes, discentes, gestores públicos e movimentos sociais interessados em discussões sobre meio ambiente, a programação completa da conferência pode ser ser encontrada no site ou no Instagram do evento.
Por: Giovanna Carvalho
Fotos: Ingrid Trindade
