Notícias
UFMA inicia novas turmas do PARFOR
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou, no sábado, 24, as novas turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). São 44 turmas de 7 cursos de graduação: educação física, história, matemática, geografia, letras - inglês, letras - português e pedagogia, totalizando 1.980 cursistas e futuros professores que a UFMA vai formar e que ajudarão a levar educação de qualidade a 42 municípios do Estado do Maranhão.
O PARFOR é um programa do Governo Federal, criado em 2009, para promover a formação inicial e formação continuada dos profissionais do magistério na rede pública e, por meio dele, buscar superar o déficit de formação desses professores que já estão em atuação nas escolas. Além disso, visa ampliar as condições para melhorar a qualidade do ensino ofertado.
Romildo Sampaio, pró-reitor de Ensino, destaca a importância da UFMA no contexto de formação dos professores por meio do PARFOR. “Tem sido um programa de grande importância no Estado do Maranhão, onde precisamos ainda melhorar os indicadores educacionais. Desde 2009, a UFMA tem tido um papel fundamental no PARFOR dentro do estado por ser uma parceria que tem conseguido, ano após ano, aprovar um grande quantitativo de vagas. Hoje, estamos presentes em 42 municípios do Estado do Maranhão, com 94 turmas e com mais de 4.300 alunos matriculados. Ofertamos sete cursos de licenciatura e, nesse sentido, temos conseguido, por meio do PARFOR e também com a parceria dos municípios, levar a educação de qualidade e ajudar a melhorar a formação dos docentes desses municípios que serão, em última instância, os responsáveis pela formação dos alunos da educação básica de cada um desses municípios. Então o programa é extremamente importante e relevante para a educação, e a UFMA tem tido um papel fundamental como parceira desde a criação do PARFOR, em 2009”, destaca.
A Diretora de Ações Especiais, Lorena Carvalho, fala sobre o PARFOR e o papel da UFMA na formação dos professores: "O PARFOR é um curso de formação de professores da educação básica voltado para docentes da rede de ensino, seja municipal ou estadual, que atuam em sala de aula, mas que não têm graduação na área em que atuam. Então, de acordo com o IDEP, muitos dos nossos professores que estão em sala de aula na rede pública não têm graduação na área em que atuam. Então, devido a isso, consideramos importante o PARFOR nesses municípios, porque muitos dos professores têm apenas pedagogia e ministram aulas de História, Geografia, Matemática, sem ter o conhecimento específico na sua área. O PARFOR vem com o intuito de melhorar cada vez mais o ensino do nosso estado. Justamente o que é melhorado com do preparo da formação desses docentes que vão estar em sala de aula", expressa.
Por: Karina Soares
Produção: Ingrid Trindade
Fotos: Proen
Revisão: Jáder Cavalcante