Notícias

UFMA inicia implementação do Eixo 5 do Programa de Modernização da Gestão Universitária com treinamento sobre inventário de bens

publicado: 28/03/2025 09h08, última modificação: 28/03/2025 12h38
UFMA inicia implementação do Eixo 5 do Programa de Modernização da Gestão Universitária com treinamento sobre inventário de bens

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) e da sua Diretoria de Administração (DIAD), promoveu um treinamento voltado para a equipe de apoio do inventário de bens patrimoniais da instituição. A iniciativa marca o início da implementação do Eixo 5 do Programa de Modernização da Gestão Universitária, que propõe a padronização das subunidades acadêmicas, que tem por finalidade uniformizar as estruturas dos cursos de graduação da instituição e fortalecer as coordenações de cursos, garantindo um modelo único e isonômico de gestão nos doze centros acadêmicos.

Com o objetivo de aprimorar a realocação do patrimônio da Universidade, garantindo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos institucionais, o treinamento, que ocorreu nos dias 27 e 28 de março, capacita as equipes responsáveis pela coleta de dados diretamente nas salas das subunidades acadêmicas, permitindo a aceleração do processo de inventário e a atualização precisa do patrimônio da UFMA. A atividade está em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Portaria nº 187/2025/FUMA/OEC/REITORIA/GR, que normatiza o levantamento e a gestão dos bens patrimoniais da instituição.

Para o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Marcos Moura, a capacitação da equipe beneficia toda a comunidade acadêmica: "Esse treinamento é fundamental para garantir que o inventário seja realizado com precisão e eficiência. Com uma equipe capacitada, conseguimos agilizar a coleta de dados e assegurar que o patrimônio da UFMA seja gerenciado de forma estratégica e transparente, beneficiando toda a comunidade acadêmica”.

Segundo Lilian Macedo, chefe da Divisão de Patrimônio e responsável pela capacitação, o treinamento é algo novo no processo de Inventário de Bens Patrimoniais e contará auxílio de 20 bolsistas discentes UFMA para realizar o levantamento físico dos bens nas unidades, agilizando o processo realizado pelos chefes das subunidades acadêmicas.

“A iniciativa visa garantir uma transição organizada, assegurando que todos os bens sejam devidamente identificados, registrados e realocados conforme as diretrizes do programa. A participação ativa dos discentes é fundamental para o sucesso desse processo, garantindo transparência e eficiência na gestão patrimonial da UFMA”, destacou Lilian.

De acordo com o disposto na Portaria nº 187/2025, a realização do inventário seguirá um cronograma estruturado, contemplando as diferentes unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. Entre os principais pontos abordados no documento, destacam-se:

  • A necessidade de identificação e registro detalhado dos bens móveis e imóveis pertencentes à UFMA;
  • A definição de equipes técnicas responsáveis pelo levantamento patrimonial;
  • A adoção de ferramentas tecnológicas para aprimorar a coleta e consolidação dos dados;
  • O prazo estabelecido para a conclusão do inventário e a respectiva prestação de contas.

 

“A PPGT reforça que o cumprimento do cronograma é essencial para garantir a efetividade do processo, permitindo a atualização do patrimônio de forma ordenada e dentro dos princípios da eficiência e economicidade”, frisou Marcos Moura.

Com essa iniciativa, a UFMA reafirma seu compromisso com a modernização da gestão patrimonial, promovendo maior controle e transparência na administração dos seus bens.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: PPGT - UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: