UFMA inicia implantação de novo serviço de impressão

publicado: 06/01/2021 15h46, última modificação: 11/01/2021 13h06

Já começou na UFMA, desde o dia 4 de janeiro, a implantação do novo serviço continuado de impressão corporativa, que será realizado nos câmpus da Universidade até o fim de fevereiro. Essa é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT) e da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI).

De acordo com o pró-reitor da PPGT, Walber Lins Pontes, os novos modelos trarão vários benefícios à instituição, como melhor ação de gestão, controle das produções de impressões, reduzindo impressões desnecessárias, o que traz sustentabilidade, redução de custos e ganhos econômicos que podem ser investidos em outras áreas. Segundo ele, as novas plataformas permitirão maior transparência na divulgação de dados para a comunidade acadêmica.

Walber falou ainda sobre as questões de sustentabilidade que envolvem esse novo serviço. “Essa ação também passa pelo plano de logística sustentável, em que a gente traz uma sustentabilidade econômica, administrativa, social e ambiental, porque, à medida que a gente melhora os processos, reduz a emissão de rejeitos. Tudo isso acaba nos gerando uma melhor qualidade de vida e melhor relação com o ambiente de trabalho, então esse processo passa por essa modernização e transparência institucional”.

A implantação do novo serviço de impressão corporativa faz parte de uma série de ações articuladas da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência, em parceria com as diversas áreas da instituição, para que haja otimização de resultados. “A parceria se dá exatamente numa perspectiva de fazer um planejamento articulado entre as unidades, para que possamos gerar um serviço de qualidade, com maior transparência e melhores condições de gestão, trazendo para a instituição ganhos econômicos e gerenciais”, enfatizou Walber Pontes.

Para chegar a esse resultado, foi realizada, pela primeira vez na UFMA, uma consulta pública para o processo licitatório, que ocorreu de 13 a 17 de agosto de 2020. A consulta pública nº 1/2020 tinha por finalidade a contratação de empresa especializada para prestação de serviços continuados de impressão corporativa, a fim de atender às demandas da Universidade.

A ideia da consulta, segundo o pró-reitor, era o recebimento de contribuições acerca de seu objeto, bem como o esclarecimento de eventuais dúvidas, permitindo aos interessados a indicação de sugestões, a apresentação de questionamentos e os comentários acerca do edital.

"Pela primeira vez realizamos esse procedimento, para dar mais transparência às nossas ações e, ao mesmo tempo, melhorar as nossas práticas de contratação e seleção de prestação de serviço e aquisição de bens", explicou.

Por: Kaio Lima

Revisão: Jáder Cavalcante