UFMA inicia Cine Clube com exibição de filme sobre saúde mental

publicado: 05/09/2024 16h32, última modificação: 05/09/2024 17h28
UFMA inicia Cine Clube com exibição de filme sobre saúde mental

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, nessa quarta-feira, 4, a primeira exibição do filme do projeto Cine Clube UFMA, iniciativa que surgiu da  Diretoria de Comunicação (DCOM), por meio da Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial (CRP). A primeira exibição ocorreu no Auditório Central com a apresentação do filme ‘Close’ (2022), que tem como tema principal a valorização da vida.

O Cine Clube tem por objetivo exibir filmes que fomentem discussões dentro da comunidade acadêmica, e a exibição do primeiro filme seguiu essa proposta. A escolha de Close, do diretor Lukas Dhont, que aborda a amizade entre dois jovens, Léo e Remi, interrompida pelo preconceito e por uma tragédia, junto à exibição durante o mês de setembro, evidencia a intenção de promover debates sobre saúde mental, em consonância com a campanha do Setembro Amarelo, como explica uma das organizadoras do projeto, Kamila Mesquita.

“Nossa motivação com o cine clube foi criar um momento para integrar todos os públicos da comunidade da UFMA em um espaço, e acreditamos que o cinema tem essa força de unificar, e trazer isso buscando integrar os públicos, aproximar a instituição de temas relevantes para a comunidade acadêmica e permitir uma troca muito importante. Hoje, em especial, estamos aproveitando a oportunidade do Setembro Amarelo para levantar a discussão sobre saúde mental e unir as pessoas pela causa”, destaca.

Cine Clube UFMA - 04.09.2024

O primeiro encontro do Cine Clube UFMA também contou com uma apresentação feita pelo professor do curso de Ciências da UFMA José Benevides Queiroz, explicando um pouco sobre a importância do filme para a discussão em questão e como sua pesquisa em torno do tema do suicídio no Brasil o inspirou a recomendar que a produção cinematográfica fosse exibida pelo clube.

“Hoje vamos exibir o filme recomendado pelo professor José Benevides e uma apresentação gravada por ele explicando a relevância do filme para o tema “Valorização da Vida”, que estamos abordando. E vamos sempre trazer a fala de algum professor ou pesquisador da área antes do início de cada filme, apontando algumas questões importantes para inspirar discussões após a exibição”, explica Kamila.

O evento atraiu a atenção de diversos alunos da UFMA, especialmente, pela discussão sobre saúde mental, como destaca a discente de Psicologia Taina Pereira. “O que me motivou a comparecer foi justamente a temática do filme e como trata da valorização da vida, algo que é questão central da minha formação”, afirma.

Além disso, outros presentes se sentiram atraídos pelo momento de integração cultural que o Cine Clube permite, como é o caso do discente de Biblioteconomia Vincenzo Mendes. “O que me interessou a comparecer foi a iniciativa do Cine Clube, que favorece uma aprendizagem a mais dentro da UFMA, nesse momento cultural, dando uma oportunidade para o discente ter um conhecimento a mais, além da sala de aula”, salienta.

Por: Pedro Corrêa

Fotos: Sarah Dantas