Notícias
UFMA inicia atividades da quarta turma do Media Training em parceria com a Fapema
Com o intuito de ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no Maranhão e fortalecer a relação entre ciência e sociedade, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do seu sistema de comunicação, iniciou, nesta segunda-feira,14, as atividades da quarta turma do Curso de Media Training.
Voltado para pesquisadores contemplados com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), as aulas estão sendo ministradas no anfiteatro do Curso de Comunicação Social da UFMA, no Centro de Ciências Sociais (CCSo), Cidade Universitária Dom Delgado, no Bacanga.
O curso integra o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, e tem por proposta principal capacitar pesquisadores para que comuniquem suas descobertas de forma acessível, clara e estratégica para diferentes públicos, especialmente, por meio da imprensa. A iniciativa também promove uma cultura de divulgação científica mais forte e presente nos meios de comunicação locais.
Fruto de um acordo de cooperação técnica entre a UFMA e a FAPEMA, o projeto mobiliza diferentes setores da comunicação institucional da Universidade — como a Rádio Universidade FM, a TV UFMA e a Diretoria de Comunicação (DCom) — que oferecem estrutura e expertise para formar os pesquisadores como porta-vozes da ciência.
A formação é conduzida por professores do Curso de Comunicação Social da UFMA, com oficinas, aulas teóricas e rodas de conversa com jornalistas.
A professora Luiziane Silva Saraiva foi responsável pela primeira atividade da turma, abordando o relacionamento com a imprensa e contextualizando a importância do curso. Ela também falou sobre a produção de pauta, apuração, planejamento textual e edição, além de estabelecer a diferença entre notícia e reportagem. “A notícia é um texto jornalístico mais objetivo e direto, que relata fatos recentes de forma curta, respondendo às perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê”, explicou.
Já em relação à reportagem, a professora explicou que "ela é mais completa e aprofundada. Pode trazer entrevistas, contexto, análise e diferentes pontos de vista, e isso inclui especialistas. Geralmente mais longa que a notícia, é uma investigação mais detalhada e contextualizada”, observou.
A Coordenadora da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira, Daniele Ferreira, integrou a nova turma do curso, e falou do impacto transformador da iniciativa. “Curso de Media Training é fundamental para que consigamos fazer uma comunicação assertiva e possamos ser mais fidedignos em nossas entrevistas e saibamos nos comunicar com o nosso público, com a imprensa. Então, avalio de forma muito positiva essa iniciativa da UFMA em parceria com a FAPEMA”, afirmou.
FORMAÇÃO CONTÍNUA E GRATUITA
O Curso de Media Training UFMA-FAPEMA é gratuito, com previsão de dez turmas ao longo do projeto, em 2025. A iniciativa soma-se a outras frentes do projeto de divulgação científica coordenado pela UFMA, que também inclui programas radiofônicos, como o Rádio Ciência (que completa trinta anos em 2026), Rádio Ciência Entrevista, e a produção de conteúdos informativos multiplataforma.
Os interessados em participar das próximas edições devem acompanhar as divulgações nos sites da Rádio Universidade FM, UFMA e FAPEMA.
Por: Borges Júnior - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante