Notícias
UFMA inicia ações do programa "UFMA Fraterna – Ações para o Bem" com visita à Escola Comunitária Cristo Rei, no bairro do Sá Viana
Na manhã de quarta-feira, 8, ocorreu a primeira ação do programa "UFMA Fraterna – Ações para o Bem", em que foi realizado um encontro na Escola Comunitária Cristo Rei, localizada no bairro do Sá Viana, entre uma comitiva da UFMA e da Fundação Josué Montello e a presidente da escola, Terezinha Oliveira Costa, responsável pelo espaço desde 1991. Ela conversou sobre as dificuldades de administrar o local e realizar as ações sociais ao longo do tempo e aceitou a ajuda oferecida pela Universidade e pela Fundação para a organização financeira e estrutural da escola, por meio do programa.
A visita contou com a presença do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; da superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema Gomes de Oliveira; da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA, Zefinha Bentivi; e da diretora de Extensão da Proec, Li-Chang Shuen.
Terezinha Oliveira relatou que o maior desafio enfrentado pela creche é em relação à merenda escolar, mas espera que a situação melhore em vários aspectos com a participação da UFMA e das instituições envolvidas. A pró-reitora de Extensão e Cultura ressaltou que a reunião na Escola Comunitária é a primeira das diversas ações planejadas pelo UFMA Fraterna.
“É a primeira vez que nós temos um programa institucional para ajudar as pessoas que precisam no momento tão difícil em que vivemos. A dona Terezinha é realmente alguém admirável, que faz um trabalho cuidando de crianças há mais de 20 anos nessa região. Ela precisa de um apoio institucional. Hoje nós estamos aqui com a Fundação Josué Montello para trazer um conforto no sentido de institucionalizar, de regularizar a documentação da escola, e que possamos atuar muito mais, tanto no setor público como na iniciativa privada para ajudar as pessoas”, declarou Zefinha Bentivi.
A união da UFMA e da Fundação Josué Montello em prol de uma causa como a UFMA Fraterna foi destacado pela superintendente da Fundação Josué Montello. “Nosso papel como cidadãos e como instituição é a preocupação com seu próximo. Então a Universidade fazendo isso institucionalmente tem uma grandeza muito maior”, disse Maria Ocirema.
Saiba mais
A UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e apoio de diversas unidades administrativas, está implantando o programa UFMA Fraterna – Ações para o Bem, cujo objetivo principal é atuar, de forma direta, para mitigar as dificuldades das comunidades que se localizam no entorno dos seus câmpus, tanto da capital, quanto dos oito municípios onde ela atua.
Por: Carlos Marques
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante