Notícias
UFMA incentiva debate sobre saúde mental em alusão ao Janeiro Branco
No contexto da campanha Janeiro Branco, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá rodas de conversa sobre a importância da saúde mental nos ambientes de estudo e trabalho. No dia 28, com início às 14h, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) realizará um webinário voltado para servidores e colaboradores da instituição. Já no dia 30, a partir das 9 horas, será a vez de a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) organizar uma roda de conversa destinada aos estudantes. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia.
O Janeiro Branco é uma iniciativa criada em 2014, que surgiu como uma resposta à necessidade de promover reflexões sobre a vida e as relações, além da conscientização para manter os cuidados com a saúde mental cotidianamente, especialmente, no início do ano. Pensando nisso, o webinário com a temática “Saúde Mental no Trabalho: um direito de todos” discutirá as políticas públicas existentes para a melhoria dessa demanda e o que ainda precisa ser melhorado.

Segundo a psicóloga da Divisão de Qualidade de Vida da PROGEP, Alynne de Queiroz, a temática foi escolhida para ajudar a construir um ambiente mais saudável e acolhedor de trabalho, uma vez que se constitui como um direito. “Ele visa promover uma discussão mais ampla sobre os desafios enfrentados pelos servidores, as normativas existentes, como a Portaria nº 1.261, de 2010, e a necessidade de implementação de práticas mais eficazes que integrem a saúde mental no cotidiano organizacional”, afirmou ela.
Além disso, Alynne certifica que esses momentos são importantes também para escutar a vivência dos colaboradores e suas principais necessidades. “Eles contribuem para o levantamento das demandas tanto dos trabalhadores quanto das instituições no âmbito da saúde mental, proporcionando um espaço para a troca de informações e experiências. Essa interação entre diferentes áreas e profissionais favorece a construção de soluções mais eficazes e adequadas às necessidades específicas do ambiente de trabalho, além de capacitar os participantes a se tornarem profissionais mais preparados, comprometidos e engajados na promoção de um ambiente laboral saudável”.
Seguindo proposta semelhante, aberto a toda a comunidade acadêmica, haverá a roda de conversa “Acolhimento e suporte em situações de crises psicológicas no ambiente acadêmico”, mediada pela psicóloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG) e especialista em cognição humana, Cynthia Castiel.

A saúde mental no ambiente acadêmico é um tema de grande relevância, especialmente devido aos desafios psicológicos que estudantes, professores e colaboradores enfrentam. Esse quadro pode ser agravado devido à ausência de tratamento psicológico adequado. Nessa perspectiva, a PROAES age para que essas ações criem espaços de amplo diálogo entre comunidade acadêmica.
“O ambiente universitário gera uma gama de conflitos internos decorrentes da própria pressão acadêmica, inseguranças, além de desafios pessoais. Esse contexto impacta a saúde mental, seja dos estudantes ou até mesmo dos próprios professores e colaboradores. Por isso a realização de eventos como esse é fundamental para abrir a discussão sobre a importância de criar um ambiente empático, de construir estratégias de apoio e promover a saúde mental e bem-estar dentro da Universidade.”, destacou a diretora de Atenção à Saúde do Discente, Lissandra Dayse.
Dessa forma, espaços abertos para o debate também se tornam ferramentas para identificar os sinais de alerta para o sofrimento psíquico. “Será possível aprender a reconhecer sinais de sofrimento emocional em si mesmo e nos outros, receber orientações e fortalecer o apoio mútuo na nossa comunidade acadêmica”, destacou Lissandra.
As inscrições para o Webinário poderão ser feitas pelo SIGRH, na aba Capacitação. Já as inscrições para a roda de conversa da PROAES deverão ser feitas pelo SigEventos, na aba Área do Participante.
Saiba mais
Para além da campanha do Janeiro Branco, a UFMA possui o Serviço Escola de Psicologia (SEP), que faz parte de um estágio supervisionado dos discentes do curso de graduação de Psicologia da Universidade, promovendo atendimento e acompanhamento psicoterápicos. O serviço pode ser acessado por pessoas em vulnerabilidade socioeconômica com cadastro regular no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Para participar do programa, é necessário realizar inscrição no início do semestre.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante.