Notícias

UFMA inaugura sala de videoconferência, sala de informática e biblioteca em São Bernardo

publicado: 29/04/2023 11h12, última modificação: 02/05/2023 17h33
Reitor Natalino Salgado ainda realizou visitas e inaugurou sala de videoconferência no Câmpus de Chapadinha
UFMA inaugura sala de videoconferência, sala de informática, biblioteca e quadra poliesportiva em São Bernardo

Semana de inaugurações de diversas salas modernas e reformadas que servirão de apoio aos estudantes e comunidade em geral da cidade de São Bernardo. Na última semana, o reitor Natalino Salgado Filho entregou, ao lado do diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida Rocha, uma sala de videoconferência, uma biblioteca, uma sala de informática e realizou ainda uma homenagem descerrando a placa da quadra poliesportiva que homenageia a professora Keliane da Silva Viana. 

Acompanhando as entregas, o pró-reitor da Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Oliveira, o pró-reitor da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), professor Leonardo Soares, o Superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Anilton Maia, e o Superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira. 

“São investimentos que nós estamos fazendo, ampliando as competências e cenários de prática acadêmica para melhorar a qualidade da formação dos nossos alunos. Em 2010, nós iniciamos a construção deste câmpus e o inauguramos em 2013. Hoje é um lugar consolidado com vários cursos de ciências humanas, ciências naturais, música, turismo, entre outros. Um câmpus muito bem-cuidado pelo diretor e professor Jefferson”, avaliou o reitor Natalino Salgado Filho. 

O diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida Rocha, destacou a disponibilidade dos espaços acadêmicos para toda a comunidade do município que quiser frequentar a biblioteca, por exemplo. 

“Aqui, nestes novos espaços que estão sendo inaugurados, vamos poder ajudar os grupos de pesquisa, de ensino e extensão que temos aqui. A atualização e modernização desses espaços possibilitam também o alcance de pontuações maiores perante o Ministério da Educação, possibilitando também a expansão da informação para toda a comunidade de São Bernardo”, comentou.

Nedoncélia Ferreira, assessora especial do Prefeito de São Bernardo, elogiou as inaugurações dos espaços para os alunos e a comunidade bernadiense: “Para nós, é gratificante esse momento de ver que a UFMA está andando cada vez mais em frente e saber que tem melhorias no nosso município nos deixa muito satisfeitos. Estamos admirados com tantas coisas novas aqui. Então hoje com essa parceria da prefeitura com a UFMA, a cidade de São Bernardo só tem a ganhar com isso”, finalizou. 

“Viver não cabe no lattes”

Ainda na mesma agenda de entregas, foi realizada uma homenagem  à professora Keliane da Silva Viana, que nomeia a quadra poliesportiva do câmpus de São Bernardo, falecida há dois anos, vítima da covid-19. Participante ativa da comunidade acadêmica e incentivadora do esporte feminino, não só na cidade, mas como em toda região do Baixo Parnaíba, Keliane era conhecida por amar a Universidade e a vida: “Viver não cabe no lattes”, disse poucos meses antes da fatalidade, ao adiar o doutorado para engravidar. Keliane deixou uma filha de um ano. 

“Ela trilhou com sabedoria, passando o conhecimento que ela aprendeu na Universidade aos jovens para os quais ela lecionou. Com certeza, ela foi muito inspiradora”, destacou o reitor Natalino Salgado após a entrega da quadra.

A partida da professora e também ex-aluna do câmpus causou comoção a todos. A entrega da quadra em homenagem a ela foi recebida com muito carinho pelas irmãs Kelly e Kelma Viana, que estavam representando toda a família de Keliane, além do amigo de longa data Ronilson de Oliveira Sousa.

“Eu acredito que ela está muito feliz onde quer que ela esteja com essa homenagem. Em nome da nossa família, agradecemos a todos”, disse a irmã Kelly Viana. 

 

Sala de videoconferência é inaugurada em Chapadinha

Na cidade de Chapadinha, na mesma semana, o reitor Natalino Salgado, acompanhado do diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, professor Marcos Antônio Demondes Bonfim, realizou a entrega da sala de videoconferência do câmpus. Ele visitou ainda o  laboratório de informática, o Restaurante Universitário e a quadra poliesportiva para avaliar a possibilidade de melhorias e reformas. 

Presentes também o pró-reitor da Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho, o pró-reitor da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), professor Leonardo Soares, o Superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Anilton Maia, e a diretora de Pós-Graduação da UFMA, professora Flávia Nascimento. 

As salas de videoconferência, tanto em Chapadinha quanto em São Bernardo, são equipadas com uma Smart TV de 75 polegadas, além de equipamentos em 3D. Na sala, poderão ser realizadas reuniões dinâmicas, em tempo real, com pessoas em qualquer lugar do mundo. 

“Este espaço utiliza alta tecnologia para manter toda essa conexão em tempo real não só com a gestão da UFMA, mas também com a área acadêmica. Servirá como área de apresentação dissertação monografias, defesas de teses, por exemplo. Então vamos manter, agora com essa inauguração, os câmpus conectados em tempo real com toda a Universidade. São inaugurações que celebram o avanço do saber científico.”, concluiu o reitor. 

 

 

Por: Aline Alencar

Fotos: Aline Alencar

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: