Notícias
UFMA inaugura sala estudantil no Centro de Ciências de Codó
O Centro de Ciências de Codó (CCCO), da Universidade Federal do Maranhão, inaugurou, na última sexta-feira, 8 de novembro, a sala do Centro Acadêmico Estudantil. O local simboliza um marco significativo para o câmpus, representando a conquista de um espaço físico e o compromisso com o movimento estudantil.
Na cerimônia, estavam presentes o diretor do CCCO, Arlane Manoel Silva Vieira; o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Humanas História, Alex de Sousa Lima; a coordenadora do curso de Pedagogia, Lucinete Fernandes Vilanova; além de representantes estudantis, representantes dos discentes do Curso de Naturais Biologia, Shirlen Antônia Sousa da Silva e Rodrigo de Sousa Silva; representantes dos discentes do Curso de Pedagogia, Ellen Kayenne da Silva Cardoso e Carlos Eduardo de Almeida Azevedo; e representante dos discente do Curso de Humanas História, José Raimundo Lima da Silva.
A sala estudantil possibilita que os estudantes desenvolvam ações coletivas, conversem sobre variadas temáticas e organizem suas atividades universitárias. Além da realização de eventos, desenvolvimento das atléticas e outros benefícios à comunidade acadêmica, reforçando a missão social da Universidade.
Segundo o diretor do CCCO, Arlane Manoel, a inauguração faz parte do esforço do movimento estudantil, e o espaço proporciona o desenvolvimento dos discentes. “No início de nossa gestão, não contávamos com uma representação estudantil no Conselho de Centro e, menos ainda, com um espaço dedicado para que os estudantes pudessem se organizar, discutir e construir coletivamente. Hoje, isso muda: damos aos estudantes um espaço que é não apenas um símbolo, mas uma plataforma para desenvolvimento e ação”, pontuou.
Essa novidade é fruto dos desafios enfrentados no início da gestão como: a ausência de representantes estudantil no Conselho de Centro e a falta de um espaço específico para os estudantes. A conquista da sala é resultado da colaboração entre a gestão superior da UFMA, direção, docentes, técnicos administrativos, e o movimento estudantil, demostrando o esforço coletivo para entregar um ambiente que enriqueça a experiência acadêmica e profissional dos discentes.
Arlane Manoel destaca a construção de um Centro Acadêmico atuante e o compromisso em transmitir uma educação de qualidade. “Que esta nova sala seja um ponto de encontro, um ponto de partida e um símbolo do compromisso de cada um de vocês com a construção de um Centro Acadêmico vivo, atuante e transformador. Em nome de todos que compõem o CCCO, reafirmo nosso apoio e compromisso com o desenvolvimento de uma educação que inspire, que mobilize e que esteja sempre à altura dos sonhos de nossos estudantes”, finalizou.
Durante o evento de entrega da sala, o representante dos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas História, José Raimundo, compartilhou sua felicidade diante do resultado positivo de uma luta cotidiana. “Ao longo dos últimos anos, temos tido várias conquistas, e acredito que o papel receptivo e acolhedor do câmpus favorece essa maior participação e essas conquistas. Acredito que, nesse momento, essa sala é mais que um espaço físico, é um espaço de união de ideias, um espaço onde podemos conversar, dialogar e ter mais proximidade física com nossos colegas, para além do que a gente já tinha”, expressou.
Incentivar e proporcionar ambientes acessíveis para o aprimoramento dos estudantes é essencial para a construção de profissionais eficientes para o mercado de trabalho. A Universidade é incentivadora na vida dos discentes, possibilitando uma educação de qualidade e acessível para toda a comunidade acadêmica.
Por: Aline Vitória
Fotos: Divulgação
Revisão: Jáder Cavalcante