Notícias
UFMA inaugura primeiro mestrado no Baixo Parnaíba e marca novo ciclo de ensino superior no Maranhão
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu um passo histórico no fortalecimento do ensino superior no interior do estado ao inaugurar, na última segunda-feira, 12, o Mestrado em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais, no Centro de Ciências de São Bernardo. A aula magna foi ministrada pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, natural da cidade e uma das figuras que contribuiu para a instalação do câmpus.
A cerimônia reuniu autoridades acadêmicas como o reitor da UFMA, Fernando Carvalho; a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento; e a diretora de Pós-Graduação, Rosângela Fernandes, além de docentes, técnicos e discentes que celebraram o marco histórico para a região do Baixo Parnaíba.
O programa de mestrado é o primeiro da região e foi idealizado por professores do Centro de Ciências de São Bernardo em janeiro de 2019. Após anos de planejamento e articulação, a proposta foi aprovada pela CAPES em dezembro de 2023. A primeira turma inicia suas atividades justamente no ano em que o centro completa 15 anos de existência.
“Estamos aqui na aula inaugural de um programa voltado para profissionais, principalmente da cultura, e que representa o grande investimento da nossa Universidade na pós-graduação: a interiorização do ensino”, destacou o reitor Fernando Carvalho. Ele ressaltou que, dos nove câmpus da UFMA, apenas três ainda não possuem programas de mestrado. “Isso mostra que, além de ampliarmos o número de programas, estamos descentralizando a formação acadêmica, levando conhecimento para o continente”, pontuou o reitor.
O professor Custódio Almeida, da UFC, reforçou a importância da iniciativa para a democratização da produção científica: “A chegada de um mestrado acadêmico no interior representa um grande avanço. A interdisciplinaridade é o eixo central do programa e o tema da minha palestra. Esse é um desafio da universidade brasileira e mundial: sair dos estudos isolados e produzir conhecimento coletivo e compartilhado”. Custódio apontou ainda que o Câmpus de São Bernardo “já nasce desafiado a consolidar a pesquisa interdisciplinar e, quem sabe em breve, implantar também um doutorado”.
O diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida, celebrou o momento como um divisor de águas para a instituição. “É gratificante celebrar o nosso primeiro mestrado. É um programa que nasce da integração dos cinco cursos de graduação ofertados no nosso câmpus e que agora promove a verticalização do ensino, com perspectiva de um futuro doutorado. Estamos levando ciência e educação para o interior do Maranhão”.
Entre os alunos que compõem a primeira turma, muitos vêm da própria região. É o caso de uma das mestrandas, graduada em Linguagens - Língua Portuguesa pelo mesmo centro: “Quando surgiu a oportunidade de fazer o mestrado na minha casa, eu abracei. Hoje estou realizando um sonho. Quero seguir na carreira acadêmica, como professora universitária, e esse mestrado é uma porta que se abre para os meus projetos de vida”.
O novo programa reforça o compromisso da UFMA com a interiorização do ensino superior, promovendo acesso, inclusão e desenvolvimento científico em regiões historicamente afastadas dos grandes centros acadêmicos. Com foco na interdisciplinaridade e nos saberes locais, o mestrado em São Bernardo representa não apenas uma conquista regional, mas também um avanço na consolidação de uma Universidade mais diversa, plural e conectada com os desafios do Brasil contemporâneo.
Reitor fortalece parcerias com Prefeitura de São Bernardo
Ainda em São Bernardo, o reitor Fernando Carvalho esteve reunido com o prefeito do município, Chico Carvalho, e com a secretária de Assistência Social, Tassila Costa, para discutir novas parcerias entre a Universidade e o poder público local. A reunião ocorreu na manhã dessa terça-feira, 13, na sede da Prefeitura.
Durante o encontro, o reitor apresentou as ações da UFMA no município, com destaque para o início do novo mestrado, e propôs novas formas de colaboração institucional. Entre as possibilidades discutidas, está a oferta de internet de alta velocidade pela UFMA para uso em órgãos públicos do município e a implementação de cursos de especialização voltados às demandas locais.
O reitor da Universidade destacou que o prefeito já tem contribuído significativamente com várias ações dentro do campo, mas enfatizou a necessidade de expandir ainda mais essa colaboração. “O nosso prefeito já tem ajudado bastante a nossa instituição com várias ações dentro do câmpus, mas a gente precisa avançar mais. Eu acho que a preocupação que o nosso prefeito tem com a educação mostra que a gente precisa avançar mais, atingir mais ainda a população com projetos de extensão, com projetos de pesquisas, fortalecimento da rede de tecnologia da informação, da Prefeitura para atender às necessidades da sociedade de São Bernardo. Então, acho que todos nós temos a ganhar com essa parceria, que será consolidada brevemente em um termo de cooperação entre a Prefeitura e a nossa Universidade Federal do Maranhão’, declarou Fernando Carvalho.
O prefeito Chico Carvalho enfatizou o compromisso do município com a educação, mencionando que já existe uma parceria estabelecida e que agora é momento de fortalecê-la ainda mais. “Eu só tenho a agradecer a parceria, a presença de todos vocês, e que a conversa aqui foi muito valiosa e só veio a somar. Tudo que vem para a educação, para ajudar a educação, o município está sempre à disposição. Agora é fortalecer mais ainda, e que eu espero que dê tudo certo, que nós estamos trabalhando tudo em prol para ajudar nossos alunos universitários, nossos professores, e o que pudermos ajudar, nós estamos aqui presentes para fazermos”, afirmou o prefeito.
A reunião também contou com a presença da pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento; da diretora de Pós-Graduação, Rosângela Fernandes; do diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida Rocha; e de discentes do câmpus.
Com essas iniciativas, a UFMA reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional, não apenas no campo da educação, mas também por meio da integração com as políticas públicas locais. A articulação entre Universidade e município é vista como estratégica para garantir a permanência e a expansão das ações acadêmicas no interior do estado.
Por: Ingrid Trindade
Produção: Rildo Corrêa
Fotos: Agda Matias
Revisão: Jáder Cavalcante