Notícias
UFMA inaugura novas salas do curso de Música com programação multicultural aberta ao público
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, na próxima sexta-feira, 12, a inauguração das novas salas do Curso de Música, em cerimônia aberta à comunidade universitária e ao público externo. A programação ocorre na Sala B6-S03 – “Música 3”, no subsolo do Bloco 6 do Centro de Ciências Humanas (CCH), a partir das 16h com entrada gratuita e classificação livre.
O momento marca o investimento estrutural e presencial no curso, possibilitando a ampliação dos espaços de formação, ensaio e apresentações musicais. A iniciativa é resultado da divisão da antiga Sala de Música 2, permitindo a criação de ambientes especializados para as atividades pedagógicas e artísticas.
Segundo o professor e coordenador do curso, Daniel Lemos, a ampliação já possibilita avanços significativos na dinâmica do curso. “O curso contava com apenas três salas de uso exclusivo que continham todos os instrumentos musicais e equipamentos de áudio necessários às suas atividades, sendo inviável compartilhá-las com outros cursos. Como eram apenas três, as salas acabavam sendo multiuso. Agora, com mais duas salas, já é possível especializá-las. Fizemos um Laboratório de Teclados e uma sala de Prática em Grupo, que também servirá como Auditório de Música de Câmara. Em breve, pretendemos ter um Ateliê de Educação Musical”, destaca.
Para marcar a inauguração, o curso preparou uma programação que evidencia a diversidade estética e cultural que orienta sua proposta pedagógica. Estão confirmados o instrumental Pixinguinha, coletivo de choro maranhense que completa 35 anos de trajetória; um quinteto de estudantes do curso sob liderança de Davi Ribeiro; um solo de piano executado pelo próprio professor Daniel Lemos; e o Tambor-de-Crioula Mensageiros de São Benedito, que fará a estreia da nova parelha adquirida do saudoso Mestre Paulo Lopes.
“A programação ilustra os esforços do nosso curso de Música para fomentar a diversidade cultural, sendo esse seu diferencial em nível nacional. Teremos música instrumental popular brasileira histórica e atual, música de concerto e as tradições afro-maranhenses. A produção artístico-cultural, a área de Música oferece à Universidade produtos únicos e diferenciados em relação a outras áreas do conhecimento”, ressalta o professor Daniel.
A inauguração também representa um estímulo à retomada do uso dos espaços do câmpus. “Esse investimento renovou a motivação da comunidade ligada ao curso de Música e deu nova vida ao Bloco 6. Esperamos que, no futuro, novos investimentos possam elevar o potencial do curso para referência no país, e estar à altura do que a Arte e a Cultura do Maranhão merecem de fato”, afirma o coordenador.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante