Notícias
UFMA implantará Estação de Aquicultura no Câmpus Pinheiro
Contribuir para o ensino e vivência dos discentes do curso de Engenharia de Pesca e áreas afins e incentivo à aquicultura, como alternativa de diversificar as atividades produtivas, são alguns dos objetivos a serem alcançados com a Estação de Aquicultura que será implantada no Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A Estação de Aquicultura, que está sendo viabilizada pelo projeto aprovado e financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) "Desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e inovação para o setor aquícola do Maranhão”, sob a coordenação do professor Yuri Vinicius de Andrade Lopes, coordenador do curso de Engenharia de Pesca da UFMA, favorecerá o ensino, a pesquisa e a extensão na UFMA.
Além de contribuir para o ensino de discentes do curso de Engenharia de Pesca e áreas afins, o projeto permitirá a realização de pesquisa pelo corpo docente, como também trabalhos de extensão na capacitação de micro e pequenos produtores de organismos aquáticos, da região da Baixada Maranhense, bem como das outras regiões do país.
“Temos o objetivo de qualificar os recursos humanos que estão sendo formados em nossa instituição, bem como realizar treinamentos para os piscicultores que têm interesse em melhorar sua forma de produzir. O impacto social é bastante relevante por proporcionar um ganho econômico, com maior sustentabilidade e inovação”, expõe Yuri.
Ainda segundo o coordenador, a implantação da Estação de Aquicultura traz a possibilidade de uma pós-graduação no futuro. “Num futuro próximo, [a Estação de Aquicultura] permitirá uma implantação de uma pós-graduação, mantendo a mão de obra qualificada na região da Baixada Maranhense”, pontua.
O apoio da UFMA ao projeto "Desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e inovação para o setor aquícola do Maranhão” e a implantação da Estação de Aquicultura foi consolidado em uma reunião ocorrida na última terça-feira, 28, entre o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, e o coordenador do projeto e do curso de Engenharia de pesca, Yuri Vinicius de Andrade Lopes. O pró-reitor de Assistência Estudantil também esteve presente na reunião.
O projeto encontra-se em implantação, seguindo para a terceira meta do plano de trabalho, que apresenta um total de sete etapas, com a conclusão da implantação prevista para o mês de dezembro de 2025.
Por: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante