UFMA Imperatriz participa da campanha “Amigo sangue bom”, em parceria com o Hemomar

publicado: 05/04/2024 15h10, última modificação: 05/04/2024 16h13

No dia 27 de março, a comunidade acadêmica da UFMA Imperatriz participou da ação da campanha “Amigo Sangue Bom”, no Hemonúcleo da cidade. A campanha é uma ação integrada de diversos câmpus da instituição, promovida pela  Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), Divisão de Qualidade de Vida (DQV-Progep), em parceria com as direções de Centro e Hemomar. O objetivo da ação é  incentivar a doação de sangue e cadastro de doação de  medula óssea.

Os estudantes do curso de enfermagem fizeram questão de participar ativamente da campanha, como uma atividade do trote solidário. “Aproveitamos que estamos no início de período, uma turma nova chegou e eles estão ainda engajados, interessados em estar presentes nas atividades”, conta Emily Barbosa, representante do centro acadêmico de enfermagem.

Emily ressalta a importância dos estudantes de áreas da saúde estarem engajados neste tipo de ação desde o início de suas vidas acadêmicas, não apenas no final da graduação. “Nós  temos lembrado muito dessa visão de que na enfermagem já temos no sangue a questão de salvar vidas. Então, por que antes da gente se formar não podermos salvar vidas já desde agora?”, reflete.

Marcos Henryk Oliveira, estudante do oitavo período de enfermagem, fez seu cadastro para doar medula óssea. “Foi a forma que eu encontrei para isso, incentivando outros alunos também, juntamente com o Centro Acadêmico. Eu já doei sangue, acho muito importante porque essa ação pode salvar não só uma vida, mas como duas, três vidas, porque uma bolsa pode ser distribuída para mais de um paciente”, explica.

Lailla Beatriz Sousa, recém ingressa no curso de enfermagem, já aproveitou também para realizar sua contribuição em dose dupla, tanto doando sangue, quanto fazendo cadastro para ser doadora de medula óssea. "O que mais me impulsionou é saber que eu vou poder estar contribuindo para ajudar a vida de alguém, na saúde dessa pessoa. E é uma ação muito importante, eu acredito que todo mundo deveria, em algum momento doar sangue”, diz.

O diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo,  destacou a importância da Universidade ajudar a sociedade em ações dessa natureza. “Foi uma ação integrada em toda a UFMA. A gente já vinha fazendo em outros momentos essa doação aqui de sangue em Imperatriz. E é muito importante porque, embora a gente consiga mobilizar de vez em quando as campanhas, os estoques dos hemonúcleos nunca estão ideais, a demanda é muito grande”, reforça o diretor.

O organizador da campanha e professor do Departamento de Saúde Pública da UFMA, Carlos Leonardo Cunha, destaca o entusiasmo da realização da campanha em diversos câmpus. “A campanha de doação de sangue e medula óssea, parceria da UFMA e Hemomar está sendo um sucesso! Está abrangendo vários câmpus da UFMA, Bacanga ( São Luís), Pinheiro, Codó e agora Imperatriz. O intuito é trabalhar a educação cidadã e a responsabilidade social”, destaca.

Por: Rennan Santana