Notícias
UFMA Imperatriz participa da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A UFMA de Imperatriz estará presente na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou nessa segunda-feira,15, e vai até sexta, dia 20 de outubro, no Centro de Convenções da cidade. O evento reúne professores, pesquisadores, cientistas, estudantes e interessados na pesquisa do que é produzido no Maranhão, na área de ciência, tecnologia e inovação.
A edição deste ano tem como tema "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável". A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e, no Maranhão, é coordenada pelo Governo do Estado. A abertura do evento contará com a presença do governador Carlos Brandão; a secretária da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Natassia Weba; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, e outras autoridades.
A programação no estande da UFMA Imperatriz teve início na segunda-feira, 16, às 13h, com a apresentação institucional realizada pelo Núcleo de Comunicação do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), por meio de vídeos, adesivos e panfletos que explicam sobre o papel da Universidade Federal do Maranhão na produção de ciência e tecnologia em Imperatriz e região.
Na terça-feira, 17, os projetos de extensão "Educar Para Cuidar", do curso de Enfermagem, e "Adolescer: Saúde Sexual e Reprodutiva", do curso de Medicina, se apresentarão, das 9h até às 13h. Durante a tarde, serão realizadas as apresentações das produções do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Das 16h às 19h, o estande conta com a participação da Contábil Jr, Empresa Júnior do Curso de Ciências Contábeis, e com a divulgação do trabalho "Metodologias Ativas de Aprendizagem em Ciências Humanas na Educação Básica", do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia.
Na quarta-feira, 18, o dia começa com projetos do curso de Medicina: "Linhas de Pesquisa do Laboratório de Fisiopatologia e Investigação Terapêutica" e "Projeto de Extensão Ciência na Escola e Ciência na Rede". Das 13h às 16h, o curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia apresenta "Linhas de Pesquisa do Laboratório de Química de Produtos Naturais" e "Bioprospecção de Produtos de Abelhas". Ainda pela tarde, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) fala sobre suas Linhas de Pesquisa. A partir das 16h, o curso de Engenharia de Alimentos apresenta o projeto de extensão "Boas práticas de fabricação em agroindústrias de polpa de fruta"’. E o dia fecha com a participação da ‘Imprensatriz’, Empresa Júnior do curso de Jornalismo.
Quinta-feira, 19, as atividades iniciam com "Geleia de maracujá com pimenta biquinho enriquecida com farinha da casca do maracujá", projeto de Engenharia de Alimentos da UFMA Imperatriz, e com "O uso de registros fotográficos como ferramenta pedagógica para o ensino da classificação de grupos fúngicos’, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia. A partir das 13h, o curso de Engenharia de Alimentos apresenta o trabalho "Néctar Misto de Cupuaçu e Maracujá". Das 16h às 19h, o curso de Enfermagem apresenta "Estratégias de incentivo a doação de leite materno ao banco de leite humano da maternidade de alto risco de Imperatriz" e o Projeto de Extensão "Enfermeiros do Riso".
Sexta-feira, 20, é o último dia de programação. Das 9h às 13h: Projeto de Extensão "Globe - Nasa", de Engenharia de Alimentos, e "Metodologias ativas e tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem de botânica", de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia. Das 13h até às 16h, o curso de Engenharia de Alimentos fala sobre o "Desenvolvimento de néctar de maracujá adoçado com stevia" e alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) da UFMA exibem as atividades desenvolvidas pelo programa acadêmico. Logo após, no encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Núcleo de Comunicação da UFMA Imperatriz fará a apresentação institucional e agradecimentos aos professores, pesquisadores, cientistas, estudantes e interessados na pesquisa.
Por: Cairo Yuri
Revisão: Lígia Guimarães
Revisão: Jáder Cavalcante