Notícias

UFMA, Fundação Sousândrade e FI Group promovem painel sobre a ‘Lei do Bem’ para empresários

publicado: 03/09/2025 16h28, última modificação: 04/09/2025 12h56
O evento teve o objetivo de difundir entre os empresários os incentivos oferecidos pela lei para o desenvolvimento de inovação e tecnologia nos setores produtivos no estado
UFMA, Fundação Sousândrade e FI Group promovem painel sobre a ‘Lei do Bem’ para empresários

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), em parceria com a Fundação Sousândrade e o  FI Group, promoveu, na última segunda-feira, 1°, o painel “Desmistificando a Lei do Bem para os empresários”, com objetivo de difundir, entre a classe empresarial, as oportunidades de crescimento oferecidas às empresas que desejam investir em inovação e tecnologia. O evento é um dos pioneiros no estado a reunir instituições públicas e privadas com esse objetivo. 

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou que o Maranhão é um dos estados com baixa adesão à Lei do Bem e que debates como esses são necessários para promover inovação e melhorar a competitividade das empresas no mercado estadual e nacional. "A Universidade deseja assumir esse papel de intermediação entre os setores público e privado, por isso trouxemos especialistas para mostrar aos empresários como obter as isenções da Lei do Bem e, dentro dessa possibilidade, disponibilizar a Universidade como parceira na construção de projetos com esse objetivo", destacou o reitor. 

O evento contou ainda com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), instituições ligadas ao empreendedorismo e empresários de diferentes segmentos. 

Para o gerente de negócios do FI Group, Armando Andrade, a Lei do Bem pode impulsionar não só a inovação das empresas, mas também a geração de emprego e renda no estado.  “A lei é o principal mecanismo de fomento à inovação tecnológica e tem um impacto muito positivo, tanto para os empresários quanto para a sociedade, pois, por meio dela, é possível  capacitar e contratar mais pessoas, por exemplo. Ou seja, a inovação é importante tanto para a evolução das empresas quanto para a economia regional”, pontuou. 

A Lei do Bem foi instituída em 2005 como instrumento de incentivo fiscal que concede benefícios a empresas que realizam pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) tecnológica, visando fomentar a inovação no país. O administrador de empresas Ted Lago parabenizou a UFMA e ressaltou que a difusão dos incentivos voltados às empresas é de extrema relevância.  “Eu acredito muito que as universidades podem ser uma usina de conhecimento e geração de soluções para as empresas, e parabenizo a Universidade Federal do Maranhão por essa iniciativa de aproximar a academia do setor privado, exatamente, para a troca de informações e busca de soluções”, disse. 

O painel reforçou o papel estratégico da UFMA como protagonista na articulação entre academia, setor produtivo e políticas públicas, evidenciando que iniciativas como essa são fundamentais para ampliar o acesso aos benefícios da Lei do Bem e fortalecer o ecossistema de inovação no Maranhão.

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: