UFMA fortalece relações com participação no III Congresso Internacional Ecalfor

publicado: 26/07/2024 13h58, última modificação: 26/07/2024 14h30
UFMA fortalece relações com participação no III Congresso Internacional Ecalfor

Com o tema "Sistemas e Protocolos para Garantia da Qualidade da Formação”, o III Congresso Internacional Ecalfor, ocorrido entre os dias 8 e 10 de julho, discutiu sobre o aperfeiçoamento na formação pedagógico-disciplinar dos professores de Universidades europeias, da América Latina e do Caribe. O evento, que foi organizado pelas ISAE-Universidade, Organização da Convenção Andrés Bello e a Universidade Autônoma de Chiriquí–Unachi, na Cidade do Panamá, no Panamá, teve a participação de servidores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Durante o Congresso, os docentes Ricieri Carlini Zorzal e Guilherme Augusto de Ávila e a técnica administrativa Luciana de Sousa Alves da Silva vivenciaram um espaço de debates e reflexões sobre abordagens científicas diante das perspectivas e resoluções na formação do professores da educação básica.

“O III Congresso foi a culminância das atividades acadêmicas do projeto homônimo financiado pela União Europeia. Dessa forma, foram três dias de intensos debates norteados pelos logros obtidos até o momento no processo de implementação de sistemas e protocolos de garantia da qualidade da formação inicial docente oferecida pelas dezenove instituições participantes. O congresso proporcionou, por meio de mesas-redondas e oficinas, pontes de diálogo com profissionais da educação básica e abriu espaços para a apresentação de comunicações orais de estudantes e pesquisadores da área. O seu foco central foi fortalecer o trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido para realizar um diagnóstico sobre a qualidade da formação dos professores da educação básica e infantil", pontuou o professor Ricieri.

Na UFMA, o projeto Ecalfor atua desde fevereiro de 2021, com a presença de uma equipe de servidores que buscam promover o desenvolvimento de Ensino de Graduação na Instituição. Segundo Ricieri Carlini, coordenador institucional do Projeto Ecalfor na Universidade e professor do Departamento de Música, o Congresso também foi uma oportunidade de sinalizar o interesse da UFMA em continuar com o projeto.

"Além do fortalecimento dos laços colaborativos com as instituições participantes, a nossa participação [no III Congresso Internacional Ecalfor] selou o interesse da UFMA na continuidade das atividades acadêmicas na segunda etapa da proposta. Decidiu-se que a coordenação geral do Ecalfor, que antes era ocupada pela Universidade de Granada, na Espanha, será transferida para o Brasil, com sede na UNESP, e com a UFMA desempenhando papel ainda mais relevante na condução das atividades científicas. Além disso, o Seminário ajudou sobremaneira na compreensão de como outros países pensam a qualidade da formação de seu professorado”, declarou Ricieri.

Luciana de Sousa destacou as oportunidades oferecidas pelo Congresso, frisando as contribuições e as experiências compartilhadas entre os participantes: “Foi uma experiência muito enriquecedora, pois nos possibilitou fazer um intercâmbio com participantes de outros países da América Latina sobre suas experiências de melhoria da qualidade dos cursos de formação de professores em suas universidades. E esse conhecimento adquirido ao longo do projeto e no Congresso do Panamá certamente será útil para meu trabalho na Diretoria de Desenvolvimento de Ensino de Graduação- DIDEG-Proen, com vistas à melhoria da qualidade dos nossos cursos de formação de professores”.

O III Congresso do Ecalfor proporcionou a aproximação entre várias universidades europeias e latino-americanas. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar as suas reflexões, progressos e contribuições partilhadas, com conhecimentos e conclusões científicas num espaço academicamente enriquecedor, fornecendo elementos que consideram as problemáticas relacionadas com a qualidade da educação, além das especificidades dos cursos para o diagnóstico da qualidade da formação dos professores da rede de ensino básico e infantil.

Saiba mais sobre o Ecalfor

O Ecalfor (Evaluación de la formación del profesorado en América Latina y Caribe. Garantía de la calidad de los títulos de educación) é um programa de Pós-Graduação em Educação, que tem o objetivo de se alinhar com as necessidades estratégicas do ensino superior na América Latina e no Caribe para a formação de professores do ensino obrigatório.

O projeto foi elaborado ao longo de 2020 por um grupo de pesquisadores de instituições públicas e privadas empenhadas com ações educativas quanto à avaliação da qualidade, em essencial o Ensino Superior, de seis países da América Latina e do Caribe (Equador, Peru, México, Brasil, Panamá e Caribe) e quatro países da UE (Espanha, Itália, França e Finlândia).

Por: Camilla Fernanda

Revisão: Jáder Cavalcante