Notícias

UFMA fortalece políticas de inclusão e realiza workshop sobre assistência e acessibilidade

publicado: 11/09/2025 10h48, última modificação: 11/09/2025 10h48
UFMA fortalece políticas de inclusão e realiza workshop sobre assistência e acessibilidade

Teve início, nesta quarta-feira, 10, o Workshop “Assistência Estudantil e Acessibilidade: Práticas e Perspectivas no âmbito da UFMA”, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Acessibilidade (Daces), com o objetivo de alinhar e padronizar os atendimentos aos discentes com deficiência. O evento reuniu equipes da Daces, servidores da Assistência Estudantil, além de agentes educacionais especializados que atuam nos Centros Acadêmicos da instituição. 

No primeiro dia, a programação ocorreu com transmissão para os câmpus do continente, nos turnos da manhã e tarde, com foco na apresentação do trabalho que já é realizado e panorama geral das demandas e ações. No dia 11, as equipes se reunirão de acordo com suas especificidades para socialização dos procedimentos e instrumentos, orientações e alinhamento de ações.  

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou a importância da iniciativa como parte do compromisso da Universidade em garantir equidade. “Nós estamos no início do semestre e é importante que a gente faça um evento para reunir todo o nosso pessoal que trabalha com nossos alunos com deficiência, para capacitar cada vez mais e também saber que a gente tem que dar oportunidades e condições para manter os nossos alunos que têm deficiência”. 

Segundo ele, a expansão do atendimento integra também o Programa de Modernização da Universidade. “No nosso programa de modernização temos dentro dele o eixo da assistência estudantil. O eixo que nós estamos investindo muito nas condições de infraestrutura. Agora mesmo, estamos criando mais oito consultórios para atendimento e pretendemos levar isso também para o interior”, reiterou o reitor.  

 Workshop “Assistência Estudantil e Acessibilidade: Práticas e Perspectivas no âmbito da UFMA” - 10-09-2025

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Danilo Lopes, a ação busca melhorar às condições de inclusão da universidade. “Esse evento vem para capacitar os novos terceirizados que foram contratados para atender os alunos. São cerca de 35 profissionais contratados até o momento, então esse momento é de nivelamento para que toda a equipe compreenda o funcionamento da diretoria de acessibilidade e quais são as ações que nós precisamos desenvolver para que os nossos alunos sejam acolhidos”. 

Na mesma linha, o diretor de acessibilidade da UFMA, Cédric Nakasu, destacou que o encontro representa um avanço na política de acessibilidade. “Esse é um passo adiante. Estamos enviando profissionais terceirizados para todos os centros agora e fazendo a orientação com as equipes de assistência estudantil”.  

O momento simboliza um ganho para os discentes da UFMA, que receberão mais qualidade e eficiência nos atendimentos, como aponta o Chefe de Seção de Transcrição de Braile, Roberto Alves, que estava participando da abertura.  

“As conquistas são contínuas. Se a gente parar para pensar desde quando se implementou a DACES até hoje, já avançou muito e aqui é um marco Para que a gente possa avançar ainda mais”, ressaltou.   

A iniciativa consolida um passo fundamental, principalmente, para que os discentes com deficiência tenham não apenas garantido o direito à permanência, mas também condições reais de alcançar o pleno desenvolvimento acadêmico. 

 

Por: Giovanna Carvalho 

registrado em: