Notícias

UFMA fortalece parcerias internacionais com visita do Cônsul-Geral da França para o Nordeste

publicado: 08/04/2024 09h01, última modificação: 08/04/2024 15h10
UFMA fortalece parcerias internacionais com visita do Cônsul-geral da França no Nordeste

Consolidando as parcerias internacionais, a gestão superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, na sexta-feira, 5, no gabinete da reitoria, o Cônsul-Geral da França para o Nordeste, Serge Gas, para reforçar o acordo e a interação acadêmica entre os dois países.

Na oportunidade, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, apresentou toda a estrutura dos nove câmpus da Universidade, destacou projetos de cultura e extensão, evidenciou a expansão e qualidade no ensino oferecido pela instituição e reforçou a interiorização da educação superior promovida pela UFMA.

Durante a reunião, também foi apresentado ao cônsul-geral um dos principais produtos de cultura e extensão da UFMA, o Guarnicê de Cinema, um dos mais consolidados do Brasil.  

“Foi um encontro muito importante para a instituição, porque nós conseguimos sensibilizá-lo para que nós possamos consolidar mais ainda as parcerias que temos, principalmente, com as universidades da França, além de promover aproximação cultural. Apresentamos o Festival Guarnicê de Cinema, para o qual solicitamos uma grande parceria, inclusive com o Festival de Cannes. Senti que o cônsul saiu bastante satisfeito e, com certeza, vai ajudar nesse processo de consolidação das parcerias entre as universidades”, salienta o reitor da UFMA, Fernando Carvalho. 

Pela primeira vez no Estado do Maranhão, o Cônsul-Geral Serge Gas demonstrou interesse em cooperar com a UFMA e salientou a relação histórica da França com o estado, sobretudo com a capital, São Luís. “Esse encontro e a cooperação com o Maranhão é muito importante para a França, porque tem laços históricos. Isso é importante para tentar fazer mais parcerias e mais cooperações”, reforça. 

Dentro dessa estratégia de construção de parcerias, o reitor da UFMA também resasaltou a cooperação com a França, que já conta com seis acordos estabelecidos e a participação do programa de intercâmbio em engenharias, o Brafitec. O encontro teve por objetivo fortalecer essas relações internacionais, por meio de programas de intercâmbio entre os dois países, visando à expansão da pesquisa, do ensino e da extensão.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: