Notícias

UFMA fortalece parcerias em Brasília para impulsionar projetos institucionais

publicado: 26/08/2025 14h40, última modificação: 26/08/2025 15h01
Em agenda na capital federal, o reitor Fernando Carvalho apresentou os avanços da UFMA e apresentou novos projetos institucionais à instituições e políticos
UFMA fortalece parcerias em Brasília para impulsionar projetos institucionais

Em viagem a Brasília, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, apresentou os avanços da Universidade em diferentes áreas e abriu diálogos, em busca de investimentos em reuniões com representantes da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação Sesu - MEC, com senadores e deputados, reforçando o compromisso da instituição com a inovação, modernização e excelência acadêmica.

Durante a reunião com o secretário da Sesu - MEC, Marcus David, o reitor apresentou pautas estratégias para o fortalecimento da UFMA e as demandas essenciais para a instituição, como a obtenção de recursos para a construção do muro da Biblioteca Central no Câmpus de São Luís, e pedido de códigos de vagas para a realização de concursos públicos.

Entre os assuntos abordados, também está o Programa de Modernização da Universidade, em fase de implementação na UFMA desde o início deste ano. Na ocasião, o programa recebeu elogios dos representantes do MEC por ser considerado um importante instrumento de inovação e gestão administrativa. Saiba mais aqui!

Ao mencionar os avanços realizados pela UFMA, o reitor falou das ações da Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa - DIDAAF e apresentou as ferramentas de IA desenvolvidas pela Diretoria de Inteligência Artificial da Universidade, como chatbot Mara e a tecnologia utilizada pelo Sistema Eletrônico de Informações com Inteligência Artificial (SEI IA), um módulo que utiliza inteligência artificial para otimizar a gestão documental e a tramitação de processos administrativos. Ambas as ferramentas já são utilizadas pela UFMA e permitem uma gestão mais ágil e eficiente dos processos internos.

Na reunião, o reitor também mostrou o potencial das ferramentas como facilitadoras dos processos administrativos internos e do atendimento ao público geral, sinalizando abertura para futuras parcerias com órgãos interessados.

Reunião com o conselho da ANDIFES

Também durante as atividades em Brasília, o reitor Fernando Carvalho participou da 182ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), e mostrou como a Universidade tem se destacado nacionalmente ao integrar tecnologia de ponta à administração pública.

“Mostramos como a nossa Universidade tem inovado na gestão pública com a implementação de agentes inteligentes, que tornam processos mais ágeis e eficientes. Também discutimos a realidade orçamentária da instituição e os caminhos que estamos construindo para garantir uma Universidade cada vez mais moderna, transparente e conectada com o futuro”, disse o reitor.

Na mesma ocasião, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da ANDIFES, com o objetivo de acompanhar e contribuir com o "Referencial para Desenvolvimento e uso Responsáveis de Inteligência Artificial na Educação", proposto pelo MEC. O reitor Fernando Carvalho foi escolhido para coordenar o GT e será responsável por encaminhar à Secretaria Executiva o resultado dos trabalhos.

Diálogo por mais investimentos

Ainda com objetivo de firmar parcerias em Brasília, o professor Fernando se reuniu com o senador Weverton Rocha. Na reunião, foram pautadas as necessidades estruturais da UFMA, bem como projetos que visam oferecer à comunidade acadêmica melhores condições de ingresso e permanência.

Em outro momento, foi abordada, em reunião com o deputado federal Rubens Júnior, a viabilidade de obtenção de recursos para futuros projetos da UFMA e o fortalecimento de parcerias entre a administração pública e a instituição de ensino.

A UFMA segue firme no compromisso de unir inovação, qualidade acadêmica, tecnologia e responsabilidade social, construindo uma Universidade cada vez mais moderna e alinhada às necessidades da sociedade.

Por: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: