Notícias
2 anos de Gestão
UFMA fortalece educação empreendedora na instituição com empresas juniores e startups
Empresas juniores da Universidade participam de eventos que discutem inovação e empreendedorismo. Foto: DCOM
Estimular a cultura empreendedora no ambiente acadêmico e promover a integração entre universidade, mercado e sociedade constituem prioridades estratégicas da atual gestão superior neste biênio 2023-2025. Por meio da Diretoria de Empreendedorismo, a UFMA desenvolve ações voltadas ao fomento de uma cultura empreendedora junto à comunidade acadêmica e administrativa, mobilizando programas estratégicos, editais e parcerias institucionais.
A diretoria busca fortalecer o ecossistema de inovação da UFMA, contribuindo para o desenvolvimento regional e a valorização do conhecimento produzido na Universidade.
O diretor de Empreendedorismo, Hélio Trindade de Matos, destacou que a gestão superior sempre incentivou e apoiou a educação empreendedora na UFMA. “O Núcleo Avançado de Empreendedorismo da UFMA é resultado da ideia do professor Fernando, ainda quando ele estava na Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização. A partir disso, começou-se a discutir espaços de desenvolvimento aqui na UFMA. O reitor Fernando é um entusiasta e alguém que apoia muito a parte de educação empreendedora”.
Nos dois últimos anos, a Universidade registrou crescimento expressivo no número de Empresas Juniores. Atualmente, a UFMA conta com vinte empresas juniores distribuídas entre São Luís, Imperatriz, Balsas e Chapadinha.
Com a participação de 261 estudantes – sendo 124 homens (47,5%) e 137 mulheres (52,5%) –, essa iniciativa evidencia o compromisso com a interiorização e descentralização da cultura empreendedora. Além das empresas juniores, a Universidade também apoia o desenvolvimento de sete startups.

A universidade incentiva a participação ativa dos discentes nas empresas juniores de todos os cursos da instituição. Foto: DCOM
A UFMA incentiva a criação e o fortalecimento de Empresas Juniores, proporcionando suporte para formalização, orientação jurídica e contábil, além de apoio institucional. Por meio do subprograma "Startup UFMA", a Universidade também acompanha projetos de base tecnológica ou social em todas as suas etapas: da ideação e pré-incubação até a incubação, mentoria e aceleração.
Na atual gestão, houve consolidação de um planejamento institucional que considera o empreendedorismo como eixo estratégico junto com ensino, pesquisa, extensão, cultura e internacionalização.
Empresas Juniores na UFMA
As Empresas Juniores constituem associações sem finalidade lucrativa, formadas e gerenciadas por estudantes de ensino superior, que buscam promover a experiência profissional aplicada, estreitar vínculos com o mercado, manter autonomia de gestão diante de estruturas acadêmicas tradicionais e realizar consultorias especializadas nas respectivas áreas de atuação.
Nesse contexto, a empresa Prática Engenharia JR nasceu do desejo de estudantes de Engenharia da UFMA de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica nos cursos de engenharia civil, ambiental e de transportes.
Com oito anos de existência, a Prática já atingiu a marca de mais de R$ 100 mil de faturamento, mais de 110 projetos executados, mais de 20 prêmios e mais de 30 reconhecimentos. Atualmente, conta com cerca de 45 alunos ativos.

Cerca de 45 discentes da UFMA integram a empresa júnior Prática. Foto: divulgação
Para o presidente da Prática, Gustavo Borges, a UFMA foi sua principal incentivadora para entrar no universo do empreendedorismo. “Dentro da empresa júnior, eu realmente entendi o objetivo do empreendedorismo e se tornou um sonho. Hoje, eu tenho um sonho de, ao me formar, criar uma empresa, trabalhar para mim mesmo. Toda essa jornada aqui dentro do NAVE e da UFMA foi muito importante”, frisou.
O discente ressalta, ainda, que empreender vai além de oferecer serviços. “A gente entende que empreender não é só entregar um serviço para alguém, mas realizar um sonho. Então, hoje, um dos lemas da empresa é colocar em prática e realizar sonhos. Aqui nós aprendemos que, além de estar entregando serviços de qualidade ou desenvolvendo tudo o que a gente aprende aqui na Universidade, empreender é deixar a nossa criatividade fluir”.
Os produtos desenvolvidos pela Prática envolvem consultoria, projeto estrutural, projeto hidrossanitário, projeto elétrico, projeto de ampliação e reforma, legalização fundiária, legalização de Imóveis, orçamentos, averbação de imóveis, vistoria técnica e projeto Arquitetônico e projeto de sistema de drenagem de águas pluviais.
Nesse mesmo cenário, encontra-se a Empresa Júnior Guará Space. O principal objetivo da Guará Space é fomentar a inovação e a excelência técnica por meio de projetos práticos e parcerias estratégicas, promovendo o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de Engenharia Aeroespacial e áreas relacionadas.
Criada em 2023, a Empresa Júnior busca aproximar os estudantes do mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo. Sua visão é ser uma referência em iniciativas de engenharia aeroespacial no Maranhão, impulsionando o setor espacial brasileiro.

Empresa júnior Guará Space oferece serviços de telemetria, modelagem, consultorias especializadas e prototipagem via impressão 3D. Foto: DCOM
Para a presidente da Guará Space, Sara Sophia, empreender é transformar necessidades reais da comunidade em soluções viáveis e acessíveis. “Para mim, empreender é a arte do fazer acontecer literalmente. É a gente pegar a necessidade do nosso público, a necessidade de uma comunidade e transformar aquilo em um produto que seja viável, rentável e o mais baixo custo que a gente puder. Empreender é fazer acontecer essa intermediação entre as necessidades da população e os negócios e produtos que podemos desenvolver”.
A Guará Space oferece serviços de telemetria, modelagem e prototipagem via impressão 3D, consultorias especializadas e minicursos e palestras na área aeroespacial.
Incentivo ao empreendedorismo
Nos últimos dois anos, a gestão superior tem atuado em função do incentivo e do fomento ao empreendedorismo na Universidade. Por meio de parcerias, eventos, oficinas e capacitações, a UFMA trabalha fortemente para o desenvolvimento do empreendedorismo entre a comunidade universitária.
Houve uma ampliação de 60% das ações de educação empreendedora realizadas por ano, incluindo oficinas práticas, palestras, seminários e treinamentos. A partir disso, a DEMP contabilizou participação ativa com estandes, apresentações, oficinas e networking em eventos de empreendedorismo; ampliação das conexões com empresas, instituições públicas e organizações do terceiro setor; e estímulo à participação estudantil em iniciativas extracurriculares de alto valor formativo.

A UFMA oferece apoio direto aos discentes que integram empresas juniores para viabilizar sua participação em eventos voltados ao empreendedorismo. Foto: divulgação
A atual gestão tem adotado diversas iniciativas para fomentar a cultura empreendedora na instituição. As principais ações e estratégias envolvem:
-
Estrutura Institucional voltada para o empreendedorismo, com o Núcleo Avançado de Empreendedorismo (NAVE), um espaço físico com coworking, salas para empresas juniores, startups incubadas, laboratórios, onde atividades de inovação, empreendedorismo e incubação podem ser realizadas;
-
Consolidação de um planejamento institucional que considera empreendedorismo como eixo estratégico junto com ensino, pesquisa, extensão, cultura e internacionalização;
-
Investimento em programas, capacitações e formação de perfil empreendedor;
-
Consolidação do Programa Institucional UFMA Empreendedora, com diversos diversos subprogramas: Educação Empreendedora; Empresas Juniores; UFMA Criativa; Startup UFMA; Parque Tecnológico;
-
Treinamentos, seminários e oficinas voltadas ao desenvolvimento de competências empreendedoras;
-
Fortalecimento de empresas juniores, startups e apoio à inovação;
-
Integração com o setor produtivo e parcerias externas.
Por meio de programas estratégicos, editais, parcerias e estruturas institucionais, a Diretoria de Empreendedorismo busca fortalecer o ecossistema de inovação da UFMA, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional e a valorização do conhecimento gerado na Universidade.
“Sob a liderança de Fernando Carvalho, a UFMA tem apostado numa estratégia estrutural e multidimensional para fomentar empreendedorismo: com agência dedicada (AGEUFMA), espaços próprios (NAVE), um programa institucional robusto (UFMA Empreendedora), apoio a empresas juniores e startups, capacitação contínua, e articulação com o mercado e com a sociedade. Isso não apenas incentiva iniciativas de negócio, mas também busca transformar a Universidade em um agente de inovação e desenvolvimento regional”, salienta a pró-reitora da AGEUFMA, Flávia Nascimento.
Por: DCOM
Fotos: DCOM
Revisão: Jáder Cavalcante