Notícias

UFMA forma terceira turma do Curso de Comando e Estado-Maior e reforça parceria estratégica com a Polícia Militar do Maranhão

publicado: 02/12/2025 14h09, última modificação: 02/12/2025 17h45
UFMA forma terceira turma do Curso de Comando e Estado-Maior e reforça parceria estratégica com a Polícia Militar do Maranhão

30 oficiais superiores da Polícia Militar do Maranhão estão aptos à progressão ao mais alto cargo da PMMA.

Em uma solenidade realizada na última segunda-feira, 1°, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebrou o encerramento da terceira turma do curso de especialização "Comando e Estado-Maior (CCEM)". O curso é fruto de um convênio entre a Policia Militar do Maranhão e a UFMA, destinado a oficiais superiores, majores e tenentes-coronéis, aptos à progressão para os postos de alto comando na PMMA, de acordo com a Lei Orgânica das Policias Militares, Lei 14751/2023.

A Tenente-Coronel Sheila, uma das formandas desta terceira turma e que atualmente ocupa o cargo na subdiretoria da Divisão Odontológica da Polícia Militar, expressou grande satisfação com a formação recebida. Ela enfatizou que os conhecimentos adquiridos durante o curso já estão a ser implementados ativamente nas suas funções.

“A experiência foi superválida, os conhecimentos adquiridos já estamos usando. Foi muito proveitosa essa parceria da UFMA com a Polícia Militar”, pontuou a Tenente-Coronel Sheila.

Trinta oficiais superiores finalizaram a especialização, que tem por finalidade a qualificação profissional e o aprimoramento de oficiais de alto nível da PMMA, com foco na capacitação para a gestão estratégica da segurança pública como forma crucial para o desenvolvimento efetivo de políticas e práticas de segurança contemporâneas a serem aprimoradas e/ou desenvolvidas no Estado do Maranhão. Segundo a coordenadora do curso, Rosangela Guimarães Rosa, o curso de Estado e Comando-Maior da UFMA foi um dos primeiros do Brasil.

“Hoje, nós estamos tendo a alegria de formar trinta profissionais do alto comando da Polícia Militar, são majores, tenentes-coronéis, e pela Lei Orgânica das Polícias Militares do Brasil, o curso de pós-graduação Lato Sensu, ministrado por uma universidade pública, consta como um degrau pra que eles possam ascender para o mais alto nível da Polícia Militar, o mais alto cargo, que é o cargo de Coronel. E o CCEM Maranhão foi um dos primeiros do Brasil. Então, é um curso de gestão estratégica, tanto que ele é oferecido pelo curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, do qual eu faço parte, e é uma formação para lideranças, no sentido de gestão de processos, gestão de pessoas, gestão estratégica, tomada de decisão. Então, para o currículo deles é muito interessante”, declarou Rosangela.

A coordenadora ainda destacou a qualidade dos trabalhos de conclusão apresentados: “a gente também tem uma peculiaridade, que são os trabalhos de conclusão de curso que, em vez de serem trabalhos escritos, são projetos de intervenção. Então, nós temos aqui, produzidos pela turma 3, dez excelentes projetos que estão em implantação ou em andamento para implantação. Esses projetos foram feitos por eles e foram qualificados depois por um especialista. Então, eles já estão prontos pra conseguir recursos externos e até internacionais”.

Encerramento do Curso de Especialização "Comando e Estado Maior - 01-12-2025

Registros do encerramento do Curso de Especialização Comando e Estado Maior. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Para o Coronel Ribeiro, subcomandante geral da Polícia Militar do Maranhão, o CCEM, além de ser fundamental para a progressão na carreira dos oficiais superiores, proporciona conhecimentos aprofundados em áreas estratégicas e de gestão, essenciais para a modernização e eficiência da Polícia Militar, salientando o impacto significativo de um curso de Estado-Maior para oficiais superiores.

“Nós temos essa parceria importante com a Universidade Federal do Maranhão. Hoje, aqui um dia muito feliz para instituição, em que nós vamos formar trinta novos tenentes-coronéis e majores no curso de Estado-Maior. Esse curso tem uma função estratégica na instituição, porque é a partir desse curso que a carreira profissional dos nossos oficiais superiores dá direito a chegar até o coronelato. Isso implica dizer que esses oficiais estão com conhecimentos aperfeiçoados nas áreas estratégicas e nas áreas de gestão. Nós sabemos que nossos oficiais, são responsáveis por gerir toda a nossa Polícia Militar e com certeza, com a mentalidade crítica, com as metodologias e as ferramentas de gestão que eles aprenderam e adquiriram durante o curso, vai ser de fundamental importância pra transformar essa instituição numa instituição mais moderna, mais eficiente e com mais qualidade de segurança pública para nossa população maranhense”, expressou o subcomandante.

Parceria UFMA e PMMA

A parceria entre a UFMA e a PMMA tem contribuído para a formação e aperfeiçoamento dos policiais militares do estado. Segundo o diretor de Ensino da Polícia Militar, Coronel Anderson, a parceria entre as instituições não se limita apenas ao Curso de Comando e Estado-Maior, mas também inclui o Curso de Especialização em Segurança Pública (CEGESP), destinado aos capitães da Polícia Militar. O diretor destaca que essa colaboração tem proporcionado uma formação mais humanizada aos policiais militares.

“Com essa parceria, os policiais militares estão tendo a oportunidade de terem uma formação mais humana, mais presente junto aos nossos policiais militares. Nós não temos apenas o CCEM, junto à universidade. Temos também o Curso de Especialização em Segurança Pública, destinado aos capitães da Polícia Militar. Então, essa parceria UFMA e Polícia Militar do Maranhão, com o tempo, tem se tornado cada vez mais forte na formação e aperfeiçoamento dos nossos policiais militares”, pontuou o Coronel Anderson.

Representando o secretário de Segurança Pública do Maranhão, o Coronel Jáder também enfatizou a parceria entre a academia e a força de segurança: “O campo acadêmico, no caso a universidade, sempre é salutar pra quaisquer ações do campo do aprendizado. Então, a segurança pública, quer queira, quer não, é uma área de ciência. É uma área de ciência social aplicada. Então, nada mais salutar e oportuno nos valermos da Universidade Federal do Maranhão, nessa facilidade de formar os nossos oficiais no último curso que é requisito para a nossa carreira”.

A cerimônia contou com a participação do Coronel Jáder, no ato representando o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins; do Subcomandante da Policia Militar do Maranhão, Coronel Ribeiro; do Diretor de Ensino da PMMA, Coronel Anderson; do pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, além de professores da UFMA e do curso de especialização.

Mérito Intelectual

Durante a solenidade de encerramento, a Major Tyciane Ibiapina recebeu a honraria de Mérito Intelectual Gonçalves Dias, pela excelência em seu desempenho acadêmico. Integrando a corporação há 18 anos, a Major se destacou como primeira colocada no curso de Comando e Estado-Maior.

“É uma honra ser a zero um e representar a turma de majores e coronéis da Polícia Militar nesse curso de Comando e Estado Maior”, expressou a Major Tyciane Ibiapina.

Major Tyciane Ibiapina recebe o Mérito Intelectual Gonçalves Dias. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

A Major compartilhou sua experiência durante o curso, destacando os desafios de conciliar múltiplas responsabilidades: “eu trabalho, eu estudo, estou fazendo Bacharelado em Psicologia e fiz o curso. E, além disso, sou mãe. Então, foi meio corrido, mas estudei muito e foi muito importante pra mim esse zero um, porque, no meio disso tudo, ainda perdi a minha avó. Pra mim, ser zero um não tem nem explicação. Não, não estava esperando, porque é muito concorrido”.

O encerramento da terceira turma do CCEM reafirma o compromisso da Universidade Federal do Maranhão e da Polícia Militar do Maranhão com a qualificação contínua das forças de segurança do estado. A formação, caracterizada pela integração entre conhecimento acadêmico e prática operacional, fortalece a gestão estratégica dentro da corporação e prepara líderes capazes de enfrentar os desafios contemporâneos da segurança pública.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade/Dcom

registrado em: