Notícias
UFMA firma parceria internacional com instituição francesa para impulsionar pesquisas em agronomia sustentável
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD), da França, oficializaram uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento da pesquisa acadêmica nas áreas de meio ambiente e agronomia sustentável. O acordo de cooperação bilateral, com duração de cinco anos, já está em vigor e estabelece uma ampla colaboração acadêmica, técnica, científica e cultural entre as duas instituições.
A cooperação será concretizada por meio de programas e projetos específicos, como iniciativas de formação conjunta e intercâmbio estudantil. Segundo a professora Julieth Parra, do curso de Agronomia do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), o acordo formaliza uma relação que já vinha sendo construída desde 2015, com projetos colaborativos envolvendo pesquisas sobre o uso de biochar e carvão ativado, além da capacitação de alunos e docentes.
“Esse acordo facilita o acesso a pós-doutorados para pesquisadores da UFMA e abre portas para nossos alunos realizarem estágios e serem orientados por especialistas do CIRAD. Também promove a troca de experiências entre profissionais e fortalece nossas pesquisas com apoio técnico e equipamentos fornecidos pela instituição francesa”, destacou Julieth, que, recentemente, concluiu um pós-doutorado no CIRAD, ao lado do professor Felipe Barbosa, do curso de Zootecnia.

O pesquisador francês Alfredo Napoli, da unidade BioWooEB do CIRAD, sediada em Montpellier, vê a parceria como uma oportunidade singular para o intercâmbio de conhecimento. “Essa colaboração é essencial, pois aborda temas cruciais, como mudanças climáticas, agronomia sustentável e sequestro de carbono. Pretendemos unir forças para desenvolver pesquisas conjuntas e formar novas gerações de cientistas voltados para essa problemática global”, afirmou.
Sobre o CIRAD
O Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento é uma instituição francesa dedicada à pesquisa agrícola, pecuária e florestal em países tropicais. Com sede na França e presença em países como Brasil, Colômbia e Peru, o centro conta com mais de 1.800 colaboradores na França e cerca de 350 pesquisadores atuando em regiões tropicais. A missão do CIRAD é promover o desenvolvimento sustentável por meio da ciência, colaborando com parceiros internacionais em projetos voltados à inovação e à preservação ambiental.
Por: Ivandro Coelho
Revisão: Jáder Cavalcante