Notícias
UFMA firma parceria com Uema e Fapema para implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na instituição
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), reuniu-se, na terça-feira, 20, com representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para discutirem parcerias para a elaboração e o acompanhamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nas instituições.
A UFMA ainda se encontra na fase de elaboração do PGRS, o que representa um avanço significativo no compromisso da Universidade com a sustentabilidade. O PGRS tem a finalidade de atender à Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O PGRS da UFMA tem por objetivo estabelecer diretrizes e procedimentos para o manejo adequado de todos os resíduos gerados pela instituição, visando garantir que a gestão dos resíduos seja realizada de forma eficiente, segura e ambientalmente responsável em todas as etapas do processo, até a destinação final.
O administrador da Divisão de Conservação e Meio Ambiente (DICMA) da UFMA, Jorge Carvalho, destaca que a instituição está implementando uma nova gestão de resíduos para garantir a eficácia da sustentabilidade pela administração pública.
“Hoje a UFMA, como grande geradora de resíduos, trabalha para garantir que a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que integra a Política Nacional do Meio Ambiente, em articulação com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) e com a Política Federal de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007) e com a 11.107/2005, seja efetivada em todas as suas unidades de ensino. Neste ano de 2024, a UFMA, por meio da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), iniciou o trabalho de implantação de uma nova gestão dos seus resíduos, como o levantamento dessa problemática, identificando onde gera, acumula e como são segregados e suas destinações. Várias ações já foram feitas, inclusive a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A gestão ambiental é uma agenda global com objetivos e metas a serem cumpridas por todos, inclusive na administração pública onde a UFMA deve, em consonância com outros órgãos, adotar a institucionalização da sustentabilidade na sua gestão e responsabilizar os seus servidores, terceirizados e alunato na aplicação dessa agenda”, frisa.
Como resultado da reunião entre as instituições, foi acordada a criação de um comitê específico, composto por membros das duas universidades — UFMA e Uema —, com o objetivo de coordenar as atividades e assegurar a efetividade das ações propostas. O próximo passo será a construção e apresentação de um plano de trabalho, em que serão detalhadas as etapas do projeto e as responsabilidades de cada instituição.
Durante o encontro, a presidente da Comissão do PGRS da UEMA, Ariadne Rocha, destacou que a universidade estadual já possui seu plano implementado e que a parceria com a UFMA e a Fapema é essencial para promover o desenvolvimento sustentável das instituições envolvidas. Além disso, a parceria entre as duas instituições abre a possibilidade de estágios para estudantes de Engenharia Ambiental da UFMA na Uema, fortalecendo a formação prática dos alunos na área ambiental da instituição.
Com relação à implementação do PGRS, o diretor Científico da Fapema, Cristiano Capovilla, garantiu que a fundação está comprometida em fornecer o suporte necessário para a parceria, incluindo o financiamento de bolsas para os envolvidos diretamente na execução dos projetos sustentáveis.
A parceria entre UFMA, Uema e Fapema visa, ainda, à inclusão de outros órgãos, com o intuito de fortalecer as iniciativas e ampliar o impacto das ações propostas. Essa colaboração reafirma o compromisso com a gestão responsável de resíduos e fomenta a troca de conhecimentos e experiências que contribuirão para o avanço conjunto das instituições na área de sustentabilidade.
Revisão: Jáder Cavalcante