Notícias
UFMA expande ensino na área da saúde com a aprovação de dois novos programas de doutorado
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebra a aprovação de mais dois programas de doutorado da área da saúde, reforçando seu compromisso com a pesquisa e a formação avançada. Os novos doutorados, em Saúde do Adulto e Saúde e Tecnologia, refletem a expansão e a consolidação da UFMA como um polo de excelência no ensino superior e na produção científica no Brasil.
O Programa de Pós-graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD), com sede no Câmpus Universitário Dom Delgado, é fruto de uma longa trajetória de evolução. Criado originalmente em 2005, o programa passou por diversas reestruturações, começando com Saúde Materno-Infantil e, posteriormente, Saúde do Adulto e da Criança. Em 2017, após avaliação e ajustes realizados em conjunto com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa passou a focar exclusivamente na saúde do adulto, refletindo o perfil de pesquisa e a atuação docente e discente.
O PPGSAD é um projeto interdisciplinar que envolve diversos departamentos e o Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), com o objetivo de formar pesquisadores e docentes capazes de atuar criticamente nas áreas de pesquisa e ensino relacionadas à saúde do adulto. O programa se destaca por sua produção científica e colaborações nacionais e internacionais, além de integrar grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.
Com uma abordagem inter e multidisciplinar, o programa visa consolidar a formação de profissionais com uma visão crítica, criativa e integradora, contribuindo para o avanço das ciências aplicadas à saúde. “Acreditamos que, com a implantação desses doutorados, a Universidade possa alavancar ainda mais seu potencial de pesquisa com a formação de doutores em nossa região, tão carente de produção científica”, declara o coordenador do PPGSAD, Marcelo Souza de Andrade.
Em Imperatriz, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) também celebra a aprovação de seu doutorado, ampliando o impacto acadêmico e científico da UFMA na região. A proposta do PPGST surgiu em 2014, da necessidade de um programa stricto sensu no Câmpus de Imperatriz, e se materializou após três anos de discussões entre professores de diversas áreas da Universidade, como Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Ciências Naturais e Medicina.
O programa, que já contava com um mestrado, é composto por quinze docentes e se destaca pela sua natureza interdisciplinar, com foco na integração de saberes das áreas de saúde, ciências exatas e biológicas. Entre as principais contribuições do PPGST, está a capacitação de profissionais e professores, além de promoção de ações que integram a UFMA com a sociedade, especialmente no âmbito de políticas públicas regionais.
O novo doutorado visa gerar conhecimento científico e tecnológico, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento regional por meio da pesquisa interdisciplinar. Para a coordenadora do PPGST em Imperatriz, Queli Cristina Fidelis, todo o corpo docente estava esperançoso para a aprovação do doutorado na Universidade. “A gente fica muito alegre, muito satisfeito de ter também esse reconhecimento da Capes, que é esse órgão que acompanha os programas de pós-graduação, avalia e também acompanha o desenvolvimento desses programas, por reconhecer o esforço, a dedicação e a qualidade do nossos programas”, destaca.
A aprovação desses dois programas reforça a importância da UFMA no cenário nacional de ensino e pesquisa e é um marco na história da instituição, ampliando suas possibilidades de atuação e impacto nas áreas da saúde e tecnologia. “Essa conquista é fruto do esforço da UFMA, por meio da Ageufma, porque representa o fortalecimento da nossa pós-graduação aqui na Universidade Federal do Maranhão, evidenciando assim o compromisso que nós temos com a qualidade do ensino na pós graduação”, enfatiza a diretora de Pós-Graduação da UFMA, Rosângela Fernandes.
Os dois novos doutorados terão suas primeiras turmas em 2025.
Saiba mais sobre o PPGSAD e o PPGST.
Por: Geovanna Selma
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante