UFMA expande atendimento em saúde para estudantes de Pós-Graduação

publicado: 23/07/2024 11h00, última modificação: 23/07/2024 14h04
UFMA expande atendimento em saúde para estudantes de Pós-Graduação

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) e da Diretoria de Atenção à Saúde do Discente (DASD), anunciou a ampliação dos serviços de atendimento em saúde mental, clínica médica, nutrição e farmácia para os discentes de pós-graduação. Os atendimentos, que já estavam disponíveis para alunos de graduação, passam a incluir o novo público a partir deste mês de julho.

Com a intenção de seguir as recomendações da Política Nacional de Assistência Estudantil, a ampliação dos serviços tem o objetivo de oferecer um suporte mais abrangente aos estudantes, atendendo às demandas biopsicossociais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e otimização do desempenho acadêmico. Inicialmente, no âmbito da pós-graduação, o público-alvo são os estudantes com matrícula ativa em cursos presenciais no Câmpus São Luís.

De acordo com Lissandra Bezerra, chefe da Divisão de Educação em Saúde, a Política Nacional de Assistência Estudantil, que foi sancionada no último 3 de julho, tem, entre seus objetivos, ampliar e garantir as condições de permanência dos estudantes na educação superior. “Como a Divisão de Educação e Saúde já atendia aos estudantes de graduação e ela tem uma equipe especializada que pode atender também ao público de mestrado e doutorado, nós resolvemos, já em obediência a essa Política Nacional de Assistência Estudantil, ampliar para o público, já que a própria política permite que haja essa expansão”, explicou Lissandra.

Para a Diretora de Pós-Graduação, Rosangela Fernandes, devido às exigências acadêmicas e de pesquisa, que normalmente os programas exigem, os alunos de pós-graduação também demandam os serviços de saúde oferecidos pela Universidade. “Essa ampliação e parceria com a Proaes é muito importante para a pós-graduação, especialmente, após a pandemia, quando tivemos um aumento das doenças mentais. E esses serviços não só melhoram o bem-estar dos alunos, mas também contribuem para um desempenho acadêmico mais satisfatório”, pontuou a diretora.

Áreas de Atendimento

Os atendimentos são nas áreas de Saúde Mental (Psicologia/Psiquiatria); Clínica Médica; Nutrição e Farmácia.

Os alunos interessados em agendar um atendimento devem enviar um e-mail para educsaude.proaes@ufma.br, contendo seu nome completo e número de matrícula ativa no curso de graduação ou pós-graduação presencial (Câmpus Bacanga). Após o envio, os estudantes receberão um link para o formulário de agendamento.

Os atendimentos ocorrem no CEB Velho, sala ao lado do Serviço de Atenção à Saúde, no Câmpus Bacanga. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato pelo e-mail educsaude.proaes@ufma.br ou pelo telefone (98) 3272-8669.

Os serviços não incluem atendimentos de urgência e emergência em saúde física ou mental. Para esses casos, recomenda-se a busca imediata de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou do Hospital de Referência Nina Rodrigues.

As solicitações nas áreas de saúde mental, nutrição e farmácia necessitam de triagem prévia para análise das demandas e direcionamento para atendimento ou para a rede pública em saúde, quando for o caso.

Por: Lucio Silva/Ageufma e Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante