Notícias
UFMA está entre as universidades beneficiadas por acordo da CAPES com a editora Wiley
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está entre as 434 instituições contempladas pelo novo contrato firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a editora Wiley, editora norte-americana que é referência em pesquisa e aprendizagem, com destaque, principalmente, para as áreas das engenharias. A parceria entre as instituições deve impulsionar a qualidade e a visibilidade da produção científica da UFMA no cenário global.
Segundo a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, essa é uma demanda dos pesquisadores. “Este é o terceiro acordo assinado pela Capes com as editoras. Ele permitirá que os pesquisadores tenham abatimento nas taxas de publicação de seus artigos, pois quem pagará parte das taxas será a Capes. Essa era uma demanda antiga dos pesquisadores. As negociações da Capes continuam com outras editoras”, pontuou a pró-reitora.
O acordo permite que professores e pesquisadores de instituições que integram o Portal de Periódicos publiquem em acesso aberto, em qualquer periódico híbrido, sem nenhum custo. Ao escolher o acesso aberto, um artigo fica imediatamente e gratuitamente disponível para todos lerem, baixarem e compartilharem. Além disso, a parceria proporciona a estudantes, professores e pesquisadores acesso a mais de mil revistas científicas por meio do Portal de Periódicos da CAPES.
No Maranhão, além da UFMA, o IFMA, a UEMA e a UEMASUL também serão beneficiados com o acordo.
Outras parcerias
Esse é o terceiro acordo assinado pela Capes com editoras para publicação dos artigos científicos de pesquisadores brasileiros. Os outros dois foram firmados com a American Chemical Society (ACS) e o Institute of Electrical and Electronic Engeneers Incorporated (IEEE), que, até o início de fevereiro, já publicaram, juntas, 661 artigos em seus periódicos.
Sobre o Portal de Periódicos
Criado em 2000, o Portal de Periódicos da Capes conta com a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, proporcionando acesso à produção científica internacional para um universo de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes. O acervo digital é um dos maiores do mundo e tem sido essencial para o fortalecimento da pós-graduação no Brasil.
Por: Ingrid Trindade com informações da redação CGCOM-CAPES
Revisão: Jáder Cavalcante