UFMA entrega menção honrosa ao deputado federal Rubens Júnior e ao secretário de Estado da Serif, Washington Luiz, por contribuições à instituição

publicado: 04/06/2024 11h33, última modificação: 04/06/2024 15h38
UFMA entrega menção honrosa ao deputado federal Rubens Júnior e Secretário de Estado da Serif Washington Luiz por contribuições à instituição

Em reconhecimento à parceria e às contribuições significativas para o fortalecimento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o deputado federal Rubens Pereira Júnior e o secretário de Estado de Representação Institucional no Distrito Federal (SERIF), Washington Luiz de Oliveira, foram agraciados com a menção honrosa de agradecimento “amigos da UFMA”, na manhã dessa segunda-feira, 3. A distinção é reservada a autoridades que contribuem significativamente para a consolidação da Universidade.

A UFMA valoriza e celebra parcerias que promovem avanços em sua missão educacional e de pesquisa. Tanto o Deputado Rubens Junior quanto o secretário de Estado Washington Luiz têm desempenhado papéis fundamentais nesse processo, colaborando ativamente para o crescimento contínuo da UFMA.

Egresso do curso de Direito da UFMA, o deputado Rubens Junior tem atuado com destinação de emendas que são investidas no desenvolvimento acadêmico e cientifico da Universidade. Durante seu discurso, Rubens Junior enfatizou sua gratidão à UFMA pela contribuição direta em sua formação, que o preparou para sua trajetória parlamentar.

“Sou formado na Universidade Federal do Maranhão, então toda a minha formação acadêmica veio daqui, eu tenho muita gratidão, então nada mais natural que, lá no legislativo, como deputado federal, a gente possa ajudar. Em todos os anos do nosso mandato, a gente destina emenda parlamentar, porque a gente sabe que a equipe técnica da UFMA é muito competente. Esse dinheiro não vai se perder, vai ser bem aplicado e vai melhorar a situação, tanto dos professores, dos servidores, quanto dos nossos alunos, além de melhorar o desenvolvimento do nosso estado. Hoje receber uma homenagem pelo nosso trabalho já é o momento também de renovar e saber onde ano que vem nós vamos fazer novos investimentos”, salientou.

Por sua vez, o secretário Washington Luiz tem estabelecido importantes parcerias entre o governo e a UFMA, fortalecendo laços institucionais e promovendo ações conjuntas que impulsionam o desenvolvimento regional. Em sua fala, o secretário ressaltou a importância das universidades no desenvolvimento do estado e expressou orgulho ao ver que a UFMA é uma das principais instituições do país, por sua história, tradição e expansão.

“Eu me sinto muito honrado com essa homenagem, por uma Universidade que considero um polo fundamental e de muita importância para o desenvolvimento do nosso estado. Quando fui deputado, já apoiava a Universidade Federal do Maranhão, agora, como secretário da representação do grande estado ali em Brasília, eu tenho mantido constante diálogo e entendimento com o atual reitor, o professor Fernando, no sentido de estar lá dentro dos ministérios buscando ajudar a viabilizar e a agilizar tudo que for necessário para a Universidade Federal do Maranhão”, frisou.

A menção honrosa "Amigos da UFMA" é um reconhecimento público da gratidão da Universidade a esses dois importantes parceiros, cujo comprometimento e colaboração têm sido essenciais para o avanço contínuo da educação e da pesquisa no Maranhão.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, ressaltou o papel dos homenageados na promoção de políticas públicas que beneficiam a comunidade acadêmica, com foco na pesquisa, inovação e internacionalização.

“O empenho do deputado Rubens Junior em promover políticas que beneficiem as comunidades acadêmicas refletem um compromisso com o desenvolvimento do nosso estado e, especialmente, com a nossa luta. É graças a ele que conseguimos avanços significativos, seja na obtenção de recursos, na formulação de projetos inovadores ou na defesa de nossos interesses em momentos cruciais. Por outro lado, o nosso secretário Washington, com a sua vasta experiência e sensibilidade política, tem sido um parceiro indispensável na administração pública. Sua gestão em frente à secretaria tem proporcionado um ambiente mais favorável para a cooperação e o desenvolvimento de iniciativas que impactam diretamente a nossa Universidade. Seu apoio tem sido decisivo em muitas das conquistas que celebramos hoje, mostrando que, com união e propósito, é possível transformar a realidade da educação superior do nosso estado. Ambos, com as suas ações e dedicação, têm nos mostrado que a educação é uma causa que vale a pena ser defendida com paixão e compromisso. O título ‘Amigos da UFMA’ é mais do que um reconhecimento simbólico, é o testemunho da gratidão de nossa comunidade acadêmica”, expressou.

Amigos da UFMA - Rubens Pereira Junior e Washington Luiz - 03.06.2024

Por: Sarah Dantas