UFMA entrega Medalha Sousândrade a personalidades que contribuíram com a educação e a cultura do Maranhão

publicado: 19/09/2023 15h25, última modificação: 25/09/2023 20h56

Nesta sexta-feira, 22, a UFMA homenageará personalidades que contribuíram com a educação e a cultura do Maranhão com a entrega da Medalha Sousândrade. A solenidade ocorrerá a partir das 18h, no Palácio Cristo Rei, localizado na Praça Gonçalves Dias, Centro de São Luís.

Instituída pelo Conselho Universitário (Consun), em 22 de setembro de 1981, a Medalha Sousândrade é entregue a profissionais que tenham trabalhado pela instituição e que, ao longo de sua atuação, contribuíram de forma significativa na estruturação, no funcionamento e na projeção da Universidade ao longo da sua existência. A medalha também é concedida a personalidades que, embora não atuem na UFMA, trabalharam em prol da educação e da cultura do Maranhão.

Nesta edição, a medalha Sousândrade, será outorgada a 12 personalidades, confira a lista:

Allan Kardec Duailibe Barros Filho

Carlos Orleans Brandão Júnior

Eduardo Salim Braide

Gustavo Pereira Da Costa

Iracema Cristina Vale Lima

Jamil De Miranda Gedeon Neto

José Ferreira Costa

José Carlos Do Vale Madeira

Mauro De Alencar Fecury

Maria Ceres Rodrigues Murad

Ney De Barros Bello Filho

Sebastião Torres Madeira

Medalha Sousândrade

A Medalha leva esse nome devido à figura de Joaquim de Sousa Andrade, publicamente conhecido por Sousândrade, um dos maiores poetas do Brasil. Ele foi presidente do primeiro Conselho Municipal de São Luís, criou escolas municipais mistas e noturnas na cidade, idealizou a bandeira do estado e foi um dos primeiros intelectuais que tentou instituir uma universidade no Maranhão.

Por: Ingrid Trindade