Notícias
UFMA elabora Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2026 para fortalecer capacitação de servidores
Com o objetivo de fortalecer as competências dos servidores públicos, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está elaborando o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2026. O documento tem por finalidade sistematizar as demandas das unidades acadêmicas e administrativas da instituição, a fim de viabilizar ações de desenvolvimento e relacionar-se com afastamentos e licenças capacitação.
O PDP é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, e visa identificar as necessidades de qualificação dos servidores. Por meio dele, é possível mapear os conhecimentos que devem ser adquiridos ou aperfeiçoados, contribuindo para o alcance dos objetivos institucionais da UFMA.
Segundo a Pedagoga da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento, Mara Rachel, a participação conjunta de servidores e chefias é essencial para identificar com precisão as necessidades de capacitação alinhadas à realidade das equipes. “A participação ativa dos servidores e chefias é fundamental no processo de elaboração do PDP, pelo fato de indicarem, de maneira conjunta, conhecendo a rotina de trabalho e as competências da equipe, quais aspectos devem ser otimizados para possibilitar mais qualidade nos serviços oferecidos à comunidade”, ressalta.
Aplicativo
Para facilitar o registro e a validação das necessidades dos setores, a Progep, por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento, lançou o aplicativo "LND UFMA 2026".
“Para o planejamento do PDP UFMA 2026, foi elaborado o aplicativo “Levantamento das necessidades UFMA 2026”, com o objetivo de otimizar o processo de coleta das necessidades. Anteriormente, esses dados eram coletados por meio de planilha eletrônica. Com esse app, o processo se torna mais ágil e transparente, utilizando as questões do Portal SIPEC, permitindo a validação das chefias e acompanhamento”, salienta a Pró-reitora da Progep, Ana Carla Arruda.
A pró-reitora reforça que o PDP deve ser elaborado de forma conjunta, com base na identificação das necessidades de capacitação relacionadas às lacunas de desempenho, visando aprimorar o alcance dos objetivos da instituição. No entanto o cadastro no aplicativo deve ser realizado pela chefia ou usuário PDP.
Próximas etapas
De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) inicia-se com a etapa de divulgação, voltada à sensibilização e ao engajamento das equipes de trabalho.
Na segunda fase, será realizada uma reunião com as chefias, usuários PDPs e chefias PDPs, na qual serão apresentados os procedimentos e as ferramentas que nortearão o preenchimento das informações no aplicativo.
Em seguida, cada unidade realiza o registro das necessidades de desenvolvimento no Portal SIPEC, por meio do Usuário PDP. Após essa etapa, a Unidade de Gestão de Pessoas consolida, prioriza e organiza as ações de desenvolvimento para o ano de 2026. O plano final é, então, submetido à aprovação da autoridade máxima da instituição.
O período de levantamento das necessidades de desenvolvimento terá início em 28 de julho.
Por: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante