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UFMA efetiva atividades, em meio a pandemia, para garantir seu funcionamento
Neste mês de março, exatamente no dia 17, foram completados dois anos que a Universidade Federal do Maranhão suspendeu as aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão por causa da pandemia mundial de covid-19. Mesmo no momento difícil, a instituição nunca pensou em ficar completamente parada, pelo contrário: as aulas presenciais foram adaptadas para o modelo de ensino a distância ou, conforme a necessidade, de ensino híbrido, seguindo todas as normas de recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS); as plataformas on-line ganharam um upgrade para atender à demanda elevada, com realização de cursos, webinários, eventos em geral, várias ações oferecidas para auxiliar a comunidade acadêmica e a sociedade geral.
PPGT
Para garantir a realização de todas as atividades necessárias para o cumprimento das finalidades da Instituição, somente em 2021, foram necessários cerca de R$ 3,75 bilhões, segundo informações da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), que precisou trabalhar forte para calcular o orçamento demandado por cada setor para, assim, a instituição poder executar o devido valor.
A PPGT também informou que a UFMA investiu, nos dois anos de pandemia, quase 87 milhões em licitações estratégicas para a continuidade das atividades na instituição e enfrentamento à covid-19; e ainda firmou 16 contratações de fundações de apoio para a prestação de serviços de apoio técnico e estrutural, possibilitando a execução de quase R$ 12 milhões em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Por meio da PPGT, a Universidade realizou ainda implementação do SEI, programa que permitiu a substituição integral dos processos físicos pelos eletrônicos; criou um almoxarifado virtual com mais de 900 itens; aderiu ao programa E-Prevenção de combate a corrupção, do Tribunal de Contas da União (TCU); e lançou a Carta de Serviços, documento com objetivo de transparecer a todos os cidadãos como utilizar os serviços da UFMA, melhorar o fluxo de trabalho da Ouvidoria e aprimorar a qualidade das atividades da instituição.
Proen
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) esteve ativamente envolvida na melhor adaptação dos estudantes ao ensino remoto e híbrido, além de realizar dezenas de colações de grau dos câmpus da Universidade em formato on-line. A pró-reitoria também realizou importantes ações no Programa de Mobilidade Virtual em Redes de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover Andifes), em que, junto a outras universidades brasileiras, permite que estudantes possam cursar disciplinas e componentes curriculares em outras Instituições de Ensino Superior (IES). Ao todo, 1.085 discentes de outras IES estão matriculados na Universidade Federal do Maranhão, que é uma das instituições com mais proatividade no Promover Andifes.
Outro destaque são os resultados da UFMA no Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor): por meio do Google Meet, 597 alunos estão em atividade em 18 turmas em andamento, em 13 municípios diferentes. A Pró-Reitoria realizou ainda diversos ciclos de debate para ações afirmativas a negros, indígenas e deficientes físicos, além de seletivos para docentes e discentes.
Ageufma
A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) trabalhou forte e conseguiu que a Capes aprovasse o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e que a instituição passasse a ter direito a duas vagas no doutorado profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf), comandado pela Fiocruz Ceará. Esse é o único doutorado em rede, voltado para a saúde, aprovado no país.
Outros trabalhos notáveis têm sido realizados, como o Programa PED, voltado para docentes da rede básica de ensino, numa parceria com a Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA) e o Termo de Cooperação firmado entre a Universidade e a Academia Maranhense de Ciências (AMC) para fomentar a pesquisa científica no estado. A Ageufma realizou ainda três simpósios de Internacionalização, mais uma edição do Seminário de Iniciação Científica (Semic) e do Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (Semiti) e lançou o Guia do Estudante Internacional e o programa “UFMA Empreendedora”.
Proec
Entre as ações de extensão, somente em 2021, a UFMA desenvolveu 185 projetos de extensão, seja em São Luís ou no interior. Muitas das iniciativas desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) foram voltadas diretamente para reduzir danos e ajudar a sociedade no auge da pandemia, como a ação emergencial de mobilização e organização comunitária realizada no território quilombola Rio da Prata (Peri-Mirim), que colaborou com 245 pessoas; e o projeto “Máscaras pela vida”, que contou com a participação de 15 costureiras do bairro Itaqui-Bacanga para confeccionar e distribuir 16 mil máscaras.
Realizou ainda atividades de extensão e cultura em EaD, com destaque para a Capacitação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade, que alcançou mais de 200 mil pessoas; iniciou o “Do Nosso Jeito”, um programa com mais de 45 vídeos com conteúdo musical, teatral e poético voltado para manifestações culturais; além de exposições em galerias de arte. Também não deixou de promover duas edições de um dos maiores eventos de cinema do nosso país, o Festival Guarnicê de Cinema, em 2020 (43ª) e 2021 (44ª), com transmissões de filmes on-line, pela primeira vez na história.
Proaes
Em dois anos que a UFMA lançou ações em meio à pandemia, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) realizou vários esforços com o lançamento de editais de inclusão digital (empréstimo de tablets e chip de dados); melhorias na residência estudantil; assistência a alunos da capital e do continente; unificação de editais de processo seletivo; comissões de atualização de normas de assistência estudantil e, na volta gradual das atividades por meio híbrido, colaboração na participação de equipes esportivas nos Jogos Universitários Maranhenses (Jums) e Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).
Em 2022, por meio do lançamento do portal “Saúde para Você”, cujo objetivo é oferecer à comunidade acadêmica um espaço com informações em saúde sobre a covid-19 e seus impactos na qualidade de vida, a Proaes incluiu suas ações voltadas para a atenção aos estudantes na plataforma, como as campanhas de combate a depressão e ao suicídio e atendimentos clínicos e psicológicos que foram iniciados ainda no início da pandemia no Maranhão.
STI
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) foi um setor chave durante a pandemia, garantindo assistência a diversos setores da instituição. Em algumas de suas destacadas contribuições, pode-se citar a realização de matrículas de forma 100% digital; parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil para entrega de tablets e chips de acesso à internet aos estudantes em situação de vulnerabilidade social; mudança na infraestrutura dos Sistemas Integrados de Gestão (SIGs) para garantir maior disponibilidade dos sistemas para a comunidade acadêmica.
A Superintendência foi ainda fundamental para a primeira eleição de forma totalmente remota da UFMA, na qual elaborou um sistema com votação on-line integrado aos Sistemas de Gestão (SIG), com tecnologia avançada de criptografia para garantir transparência e confiabilidade da votação à apuração, com um portal de acompanhamento em tempo real e o resultado disponibilizado em apenas duas horas depois de encerrada a votação.
Foram realizados ainda mais de 8.500 atendimentos na plataforma de serviços de tecnologia da informação (TI); apoio em mais de 1.500 webconferências; e implantação e sustentação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que já conta com mais de 9.300 processos cadastrados; além de expansão de 60 novas câmeras de vigilância para Sinfra, 80 pontos de rede wi-fi e mais de 500 novos pontos de rede de dados espalhados pelos câmpus da UFMA; entregas de novo portal da UFMA e da Ageufma e colaboração na realização de edições do Festival Guarnicê de Cinema via criação e disponibilização de um portal e um aplicativo dedicados a transmissões 100% on-line da programação, em sistemas iOS e Android, inclusive.
O STI também entregou ainda novos módulos para diferentes setores da instituição, como de concurso para docentes e de auditoria de recursos humanos, ambos para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep); e de editais de extensão (em submissão, avaliação de planos, atribuição de cotas e gestão de bolsistas). Entregou ainda dashboards para graduação e pós-graduação e integrou o Sigaa com o ambiente virtual de aprendizagem da Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED).
Sinfra
Por intermédio da Superintendência de Infraestrutura, a UFMA implementou sistema de energia solar no Câmpus, o que reduzirá em até 15% o gasto com energia elétrica da instituição. Além disso, concluiu obras como a complementação da quadra poliesportiva do Câmpus de Grajaú, no valor de R$ 607.751, e a construção de alojamento estudantil, com 60 vagas no Câmpus de Bacabal, no valor de R$ 383.908.
Foram iniciadas obras como a de complemento de ampliação do prédio da Diretoria de Tecnologia na Educação (DTED) da UFMA, no valor de R$ 924.362; construção de prédio e sala de aulas no Câmpus de Imperatriz da UFMA, no valor de RS 5,09 milhões; urbanização do Câmpus de Balsas, com investimento de R$ 2,58 milhões; e a complementação da reforma e ampliação do prédio de Enfermagem, no valor de R$ 3,09 milhões.
Também merecem atenção ações como a implementação do lean manufacturing, cujo objetivo é produzir mais, com alta qualidade e com o mínimo de desperdício, gerando aperfeiçoamento dos procedimentos internos da Universidade e que, ao todo, contará com quatro etapas, divididas em reestruturação física, melhoria de comportamento, implantação do modelo 5S e o pilar de organização; e a campanha de arrecadação (alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores, móveis e de dinheiro), para ajudar as famílias prejudicadas pela enchente, ocasionadas pelas chuvas, nos municípios de Imperatriz e Grajaú.
SCE
A Superintendência de Comunicação e Eventos trabalhou forte no aperfeiçoamento e maior alcance da marca UFMA utilizando-se dos meios de comunicação institucional. Reformulou o Conselho Editorial da Editora da UFMA (Edufma); emitiu 338 ISBNs, que é um padrão numérico (uma espécie de RG de livros) criado para publicações de monografia, como livros, artigos e apostilas, o que facilita a difusão por meio da internet; e firmou um convênio com a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU) para o programa “Livros para o mundo”.
Na TV UFMA, houve transmissão dos debates do primeiro e segundo turno das eleições maranhenses de 2020 e da cerimônia de abertura e encerramento do 43º Festival Guarnicê e a edição 44ª de forma completa. A TV, em julho de 2021, fez a estreia de sua programação no Canal Net Claro (canal 17), aumentando os canais da instituição que já estão em outras operadoras e na TV aberta; além dos canais 316 e 16 da TVN. Também deu início à nova programação, com a transmissão do telejornal diário (JTVUFMA) e mais 12 programas de caráter educativo, informativo e cultural na grade de programação; e adquiriu novas ilhas de edição, mesa de corte switcher e criou novos cenários para a produção e gravação dos programas.
O Departamento de Comunicação (Dcom), promoveu o impulsionamento das redes sociais; mudanças no Portal da UFMA; e realizou grandes eventos virtuais; além de adquirir nova ilha de edição para produzir os vídeos institucionais. Na Rádio Universidade FM 106,9, houve reforma no estúdio de transmissão; criação de nova identidade visual e slogan; produção e veiculação do informativo “A UFMA que a gente faz”; e criou o programa “Frequência G”, voltado à temática LGBTQIA+.
A SCE realizou ainda um evento marcante neste período, no dia 21 de dezembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, a homenagem a 50 profissionais da comunicação por causa dos 200 anos da Imprensa no Maranhão. A cerimônia, organizada pelo vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, foi o encerramento das comemorações que produziram, ao longo do ano, produtos como webséries, podcasts, longform e documentário, além de lançamento de livros no dia dessa última atividade.
DTED
Por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), a produtividade do programa UNA-SUS na UFMA deu um grande salto em dois anos. O número de registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) da plataforma subiu de 34 para 64; as matrículas em cursos gratuitos de extensão subiram para mais de um milhão, sendo mais de 450 mil somente no período da atual gestão da Universidade. Além disso, há 56 cursos em produção e mais 50 ofertas educacionais lançadas.
Nesse período de pandemia, foi criado o portal “EaD para você”, cujo objetivo foi de colaborar com o corpo docente e técnico da UFMA na aquisição de conhecimentos de tecnologias na educação por meio de informações, cursos, treinamentos, webinários, entre outras iniciativas educacionais. Foram realizados 59 webinários, com mais de 7.100 participantes; mais de 100 turmas de treinamento, totalizando mais de 4.140 participantes docentes e técnicos; 12 cursos EaD, com mais de 444 alunos inscritos; e mais de 60 drops de conhecimento em várias áreas.
Houve ainda mudanças na gestão financeira; criação de 11 novos polos de curso EaD; mais de 630 vagas abertas em cursos de especialização EaD; aprimoramento e monitoramento de tutoria, aumentando as formações anuais e obtendo mais de 70 capacitações de tutores, o que resultou no aumento da proximidade e envolvimento destes nos cursos e ainda redução da evasão escolar, que tem hoje 4.519 alunos ativos (até 2019 eram 2.382), um aumento de 89,7%. Desses alunos, 96 concluíram um projeto piloto de iniciação científica da Capes, 51 apresentaram projeto e seis foram premiados.
A Diretoria teve também avanços consideráveis na parte tecnológica, com um Sistema de Gerenciamento de Seletivos, adaptado para os editais de forma integrada com os sistemas Sigaa e Sisuab, que gera, com maior velocidade, a gestão de dados e maior transparência da avaliação até a seleção e matrícula dos aprovados. Disponibilizou ainda 59 editais, mais de 14 mil inscritos, com matrículas realizadas de forma 100% on-line e economia de mais de 80 mil folhas de papel.
DIB
Por meio da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), a UFMA iniciou e acompanhou o processo licitatório para a compra de material informacional, nacional e estrangeiro, no valor de mais de R$ 2 milhões, para a aquisição de 17.257 exemplares de materiais informacionais. Também foram incorporados ao acervo da instituição, 3.932 exemplares de materiais doados pela comunidade acadêmica, por instituições públicas e privadas e de produção editorial da Editora da UFMA (Edufma), com intercâmbio de 334 exemplares de publicações da Universidade. E ainda foram catalogados 9.980 materiais.
Serviços foram executados pela Biblioteca mesmo em período de pandemia, em que a DIB aproveitou para descentralizar o processo de doação e processamento técnico de material informacional; realizou cadastro e divulgação da produção científica da UFMA por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Repositório Institucional; e realizou treinamentos aos usuários, às equipes editoriais de revistas hospedadas no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFMA e ao estágio curricular do curso de Biblioteconomia. E ainda efetuou empréstimo de tablets e entrega de chips aos discentes junto com a Proaes e com a STI.
Câmpus do continente
Ações específicas realizadas nos câmpus do interior foram realizadas desde o início da pandemia. Em Balsas, foram feitas obras de urbanização, orçadas em R$ 2,6 milhões, para melhorar os acessos; novas estruturas para bombeamento de água; manutenção de extintores; um novo contrato para serviços de jardinagem; aumento da biblioteca; criação de espaço para o setor de tecnologia de informações; vinte novos computadores para o laboratório de informática; modernização do auditório, que possui noventa assentos disponíveis; instalação de fibra ótica; 1.035 novas mudas de plantas para reflorestamento de áreas; e cabines de auxílio para tratamento de pacientes com covid-19.
No Centro de Ciências, Educação e Linguagens do Câmpus Bacabal, houve trabalho de limpeza, manutenção e paisagismo da área externa ao câmpus; conclusão de alojamento masculino; reformas do alojamento feminino, formação do Laboratório de Química e Biologia e do Laboratório do Ensino e Ciências (LEC); construção do Espaço Ciência “Maria Laura Lopes” e do quiosque da lanchonete; ampliação do acervo da biblioteca; criação de oito salas de aula no prédio histórico do câmpus; instalação de câmera de monitoramento e segurança; ampliação da rede de computadores dos laboratórios de Pós-Graduação em Letras e do Laboratório de Ciências Sociais.
No Câmpus de Codó, destaque para os cursos de especialização, como de Ensino em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental e em Matemática Computacional; projeto de ensino do Programa de Residência Pedagógica; distribuição de tablets e chips para os discentes; atendimento psicológico gratuito; troca de lâmpadas para maior eficiência energética; e instalação de câmeras de 360 graus para melhoria da segurança.
Em Grajaú, houve campanha de doação para a Casa do Idoso; live de ensinamento de Libras nas licenciaturas; realização do projeto “Cinebiblio”, voltado para o setembro amarelo; ação de limpeza do perímetro urbano do Rio Grajaú, em parceria com a Prefeitura; implantação do Herbário do Câmpus, voltado ao levantamento da flora de Grajaú, da sala de projetos interdisciplinares e do sistema de monitoramento visual remoto; auxílio tecnológico a discentes com necessidades especiais; e uma parceria com Prevfogo-Ibama, com implementação de projetos de nucleação.
Em Imperatriz, foram realizados cerca de 32 projetos de pesquisa e 16 projetos de extensão e da produção de álcool em gel nos laboratórios de Engenharia de Alimentos. Houve ainda o “Arraiá Virtuá Solidário”, evento em prol da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari); apoio à comunidade vizinha da Unidade Bom Jesus, realizando abastecimento de água; participação na celebração dos 100 anos de Paulo Freire, na Câmara dos Vereadores; realização de eventos como o “Café com Ciência”, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST), Seminário de Iniciação Científica de Imperatriz, organizado pela Coordenação do Curso de Medicina (CCMI); e a campanha “Por Isso Vale a Pena Viver”, uma ação da Assistência Estudantil referente ao Setembro Amarelo.
No Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia do Câmpus de Pinheiro, foi feita a aquisição da miniestação meterológica; construção do galpão para a instalação do Laboratório de Desenvolvimento Aquícola da Amazônia Maranhense; participação em eventos sobre os impactos e oportunidades do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial Brasileiro na Baixada Maranhense; continuação do projeto de arborização do Centro; solenidade de celebração dos 40 anos do Câmpus; ampliação do acervo bibliográfico; manutenção de infraestrutura; e parceria com os hospitais dos municípios de Pinheiro, Santa Helena, Cururupu, Mirinzal e Palmeirândia para estágio de alunos de Medicina e Enfermagem.
E no Câmpus de São Bernardo, destaque para a limpeza das caixas d’água; colocação de mais dez extintores de incêndio para a melhoria da segurança; troca de piso no hall de entrada; ampliação da biblioteca, com direito a aquisição de novos livros; recebimento de novos móveis e equipamentos para o laboratório; manutenção dos jardins, com criação de uma nova passarela entre os prédios das licenciaturas e o de música; dedetização; troca de refletores na parte externa; instalação de câmeras de 180 graus na entrada do prédio; entrega de chips e tablets; entrega de cestas básicas para servidores e colaboradores; cursos de pós-graduação; e evento dos dez anos de existência do Câmpus.
Por: Kaio Lima
Produção: Laís Costa
Revisão: Jáder Cavalcante