Notícias

UFMA e UFSCar realizam evento sobre superdotação e os desafios contemporâneos

publicado: 06/08/2025 10h52, última modificação: 06/08/2025 13h09
UFMA e UFSCar realizam evento sobre superdotação e os desafios contemporâneos

No dia 8, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas na Área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará, de forma virtual, o evento “Altas Habilidades ou Superdotação: diálogos atuais", com transmissão ao vivo pelo YouTube

O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial da Superdotação, celebrado em 10 de agosto, com o propósito de  promover diálogos científicos, atualizados e interinstitucionais sobre o tema no contexto da Educação Especial Inclusiva, reunindo especialistas do Brasil e da América Latina. Voltado para a comunidade acadêmica, gestores públicos, famílias e demais interessados, as palestras buscam ampliar a visibilidade do assunto e fomentar políticas e práticas pedagógicas inclusivas.

A partir das 9 horas, a atividade contará com uma diversificada programação ao longo do dia. Entre os temas abordados, estão superdotação em mulheres adultas, tecnologia aplicada às altas habilidades, aceleração escolar e questões legais, além de experiências institucionais, como o Projeto Pipac, do Instituto Federal da Bahia. Também serão discutidos aspectos como a sobre-excitabilidade na infância e dados do censo escolar sobre a temática no Brasil.

Além de promover o debate científico, os organizadores destacam a importância das parcerias institucionais na construção de uma rede sólida de colaboração. Para o professor do Colégio Universitário da UFMA e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa na área do Atendimento Educacional Especializado (GAPAEE), Paulo Roberto de Jesus, a promoção das palestras contribui para o fortalecimento das articulações acadêmicas e para a superação da invisibilidade histórica desse público:

“Agora é a nossa vez de dar suporte a um evento que já vem sendo feito pela UFSCar há algum tempo, e a Universidade Federal do Maranhão, também na vanguarda das pesquisas, passa a fortalecer essa rede de discussões sobre altas habilidades em superdotação, tentando superar a invisibilidade que ainda existe para esse público em todos os níveis e modalidades educacionais”.

Segundo a professora do Departamento de Psicologia e do programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar, Rosemeire Rangni, que também coordena a proposta, o objetivo é promover um espaço de troca entre diferentes realidades e experiências, em uma data de grande importância simbólica e política: 

“O Dia Mundial da Superdotação, 10 de agosto, foi um ganho muito expressivo para nossa área, porque, nesse dia, nos mobilizamos para que essa parcela de pessoas seja notada pelo público, pela sociedade em geral. Essa iniciativa tem sido muito importante para dar visibilidade a esse grupo que é legalmente assegurado para ter atendimento especializado das instituições de ensino e reconhecimento da sociedade nos seus direitos”, destacou.

Ela acrescenta ainda que a iniciativa busca extrapolar os limites da academia, levando o conhecimento científico à sociedade de forma ampla.

“A expectativa que nós temos em relação ao evento é disseminar o conhecimento produzido na universidade para a sociedade de uma forma geral, para que possa alcançar as pessoas, que não têm acesso a ele, por meio de outras mídias, de outros canais”.

A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Mais informações estão disponíveis na página do instagram do GAPAEE e do Grupo H.

 

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: