Notícias
UFMA e UEMA lançam livro sobre perfil socioeconômico dos agricultores familiares no Maranhão
Grupos de pesquisas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) lançam, nessa sexta-feira, 14, o livro “Rede Mandioca do Maranhão: perfil socioeconômico, práticas produtivas e de comercialização”. O evento será realizado a partir das 15h no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Rua da Estrela, Centro.
A obra, resultado da parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GEPTS) da UFMA, o Grupo de Estudos em Dinâmicas territoriais (GEDITE) da UEMA e a rede Mandioca do Maranhão, foi escrita com base em uma pesquisa elaborada em diálogo com as Universidades.
O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) da UFMA e organizador do evento, Marcelo Sampaio Carneiro, explica que a parceria surgiu em decorrência do lançamento de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do qual o projeto de pesquisa foi aprovado e recebeu financiamento.
De acordo com o professor, o livro foi escrito com o objetivo de expor os resultados da pesquisa, que possibilitou a elaboração do perfil de agricultores familiares no Maranhão que participam da Rede Mandioca. “O livro apresenta as informações sobre esse perfil. Foi uma pesquisa quali-quantitativa. Aplicamos cerca de quinhentos questionários em mais ou menos 25 municípios do Maranhão. Fizemos entrevistas, documentamos processos produtivos de comercialização, e o livro é o primeiro resultado mais público. Já elaboramos artigos e capítulos, mas o livro que vai ser lançado é o produto principal dessa primeira fase da pesquisa”, afirma Carneiro.

Vinculado ao PPGCSoc, o GEPTS tem uma trajetória de mais de quinze anos de trabalhos realizados em conjunto com organizações de movimentos sociais do estado, realizando projetos e pesquisas quantitativas na área das ciências sociais.
Com destacada importância para a compreensão da agricultura familiar maranhense, a obra apresenta uma visão ampliada da diversidade dos trabalhadores da área com base na pesquisa interinstitucional realizada em todo o estado, produzida também com dados obtidos no sul do Maranhão, na região de São Raimundo das Mangabeiras, Mirador; na região central, em Codó; no leste, em Vargem Grande e na região dos Lençóis Maranhenses.
“O lançamento é um momento em que a Rede Mandioca vai se reunir em São Luís, então aproveitamos a vinda dos representantes da Rede da área continental do estado. Também contaremos com a presença de professores e alunos da UFMA e da UEMA e da sociedade civil em geral. É um momento que vamos restituir o resultado dessa pesquisa”, conta Carneiro.
A entrada para o lançamento é franca, e estão convidados os membros da comunidade acadêmica e demais interessados na temática abordada.
Por: Lucas Cássio Ferreira
Revisão: Jáder Cavalcante