Notícias
UFMA e TJMA lançam mestrado para servidores do judiciário com foco em sustentabilidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), lançou uma turma especial do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com foco na capacitação de magistrados e servidores efetivos do judiciário estadual. As inscrições vão até o dia 18 de maio e devem ser realizadas por meio do SIGAA.
A iniciativa é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições, com apoio da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), e será executado por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).
Segundo o coordenador do programa na UFMA, James Werllen de Jesus Azevedo, a parceria surgiu “de uma convergência de interesses e da necessidade de atender à crescente demanda por fortalecimento das políticas ambientais no judiciário”. Ele destaca que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Política de Sustentabilidade no Poder Judiciário, com metas para reduzir o consumo de energia, papel, emissão de carbono, entre outras. “Nesse contexto, o TJMA identificou a necessidade estratégica de investir na capacitação de seus servidores para alcançar um patamar de excelência”, pontuou.
O curso tem por objetivo principal promover a qualificação de servidores em temas ligados à responsabilidade socioambiental, ampliando-lhes a capacidade para implementar ações voltadas à inovação e à gestão ambiental.
“A expectativa é que, com essa capacitação em nível de mestrado, os servidores do TJMA possam ampliar seus conhecimentos técnico-científicos e contribuir, significativamente, para a melhoria dos indicadores do tribunal”, afirmou o coordenador.
O mestrado será ofertado gratuitamente a quinze servidores efetivos, que passarão por um processo seletivo. Aos interessados, será necessária uma avaliação de projetos de pesquisa e entrevistas presenciais, priorizando as propostas alinhadas à Agenda Verde do judiciário maranhense.
Com duração de 24 meses, o curso será ministrado no Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, no Câmpus do Bacanga, podendo ser nos turnos matutino ou vespertino. Contemplará duas linhas de pesquisa principais: “Planejamento, Gestão e Desenvolvimento em Sistemas Costeiros” e “Recursos Naturais e Humanos em Sistemas Costeiros”.
“Essa combinação entre as linhas de pesquisa do PRODEMA e as temáticas prioritárias do Tribunal garante que os projetos a serem desenvolvidos pelos servidores tenham relevância prática e potencial de impacto direto na atuação do Tribunal e na promoção e avanço de suas políticas de sustentabilidade”, explica o professor James.
Os candidatos deverão apresentar projetos que dialoguem com eixos temáticos relevantes para o projeto, como gestão de recursos hídricos e resíduos, justiça climática, energias renováveis, direito ambiental e educação socioambiental.
Mais informações sobre datas e documentos necessários para inscrição estão presentes no edital, disponíveis aqui.
Sobre o PRODEMA
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) é uma iniciativa acadêmica interinstitucional, voltada à formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável, no contexto nordestino e da Amazônia Legal.
“O programa se articula com os desafios ambientais e sociais específicos do Maranhão por meio de suas linhas de pesquisa e das temáticas abordadas nos projetos de dissertação. Buscamos contribuir para a solução de problemas concretos e para a promoção do desenvolvimento sustentável no Estado do Maranhão.”, destaca o coordenador.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante