Notícias

UFMA e TJMA firmam parceria para implementação de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

publicado: 11/03/2025 12h17, última modificação: 11/03/2025 15h45
UFMA e TJMA firmam parceria para implementação de mestrado em sustentabilidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) assinaram, nessa segunda-feira, 10, um Termo de Cooperação Técnica para a implementação do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente, voltado para a capacitação de servidores do Judiciário maranhense. A iniciativa, que será realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), tem por objetivo qualificar os profissionais do TJMA na área da sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de ações ambientais no Tribunal.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, ressaltou a importância da parceria e destacou o impacto da qualificação dos servidores para a implementação de políticas sustentáveis dentro do Judiciário. "Esse curso, com certeza, vai formar e qualificar os servidores para que eles possam desenvolver as ações de sustentabilidade dentro do Tribunal”, afirmou.

O Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente será ofertado de forma gratuita a quinze servidores efetivos do TJMA. A turma especial contará com um processo seletivo próprio, cujas inscrições estão previstas para o fim de março e início de abril. A seleção será baseada na apresentação de planos de trabalho e projetos de pesquisa alinhados às necessidades do Tribunal, garantindo que as dissertações tenham aplicabilidade prática e contribuam para a gestão e inovação ambiental do órgão.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, enfatizou que a parceria com a UFMA representa um passo fundamental para o fortalecimento das políticas ambientais dentro do Tribunal e reforça o compromisso do Judiciário maranhense com a sustentabilidade. "É mais uma ação conjunta, um plano para a gente fazer um mestrado junto com a Universidade Federal do Maranhão em desenvolvimento e sustentabilidade. A Universidade tem nos ajudado muito nisso, e agora a gente vai capacitar os servidores e os nossos juízes nessa área", destacou o presidente.

Além da criação do mestrado, o Tribunal e a UFMA já possuem outras iniciativas conjuntas voltadas para a área ambiental. Um dos projetos de destaque é o Plano de Descarbonização do Poder Judiciário maranhense, que busca reduzir os impactos ambientais das atividades do TJMA. "A Universidade fez também o nosso plano de descarbonização, isso é muito importante pontuar e que a gente ganhou esse apoio, esse apoio permanente para que a gente possa fazer o desenvolvimento humano, a capacitação dos nossos servidores e juízes nessa área. Tudo isso é para melhorar a qualidade de vida do nosso cidadão e estamos trabalhando no Estado do Maranhão", salientou o presidente do TJMA.

O convênio entre a UFMA e o TJMA terá vigência de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Os temas das dissertações deverão atender a demandas específicas da gestão ambiental do Tribunal, abrangendo áreas como redução do consumo energético, energias renováveis, gestão de resíduos, logística sustentável e compras públicas sustentáveis.

A parceria reforça o papel da UFMA como uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável e a qualificação profissional, contribuindo, diretamente, para a melhoria da gestão ambiental no Maranhão. 

O edital para o processo seletivo do mestrado será lançado em breve. Mais informações poderão ser acessadas nos canais oficiais da UFMA e do TJMA.

Por: Geovanna Selma

Fotos: Valdo Tavares

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: