Notícias
UFMA e TCU promovem encontro sobre fortalecimento da participação cidadã na gestão pública
Dirigentes e gestores da UFMA participam de reunião com o Tribunal de Contas da União. Foto: Ingrid Trindade/Dcom
Nesta sexta-feira, 31, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Tribunal de Contas da União (TCU) realizaram um encontro voltado à discussão sobre participação cidadã e formas de ampliar o envolvimento da população nos processos administrativos e de controle público. O encontro "Diálogo pelo Cidadão” foi conduzido pela Secretaria de Controle do TCU no Maranhão, com a presença de dirigentes e gestores da UFMA.
O pró-reitor de Planejamento e Gestão Pública, Marcos Moura, demonstrou satisfação em sediar esse evento: “A UFMA fica muito feliz com a possibilidade de esse evento ocorrer aqui, principalmente, com a possibilidade de a gente discutir juntos o controle social”. Segundo o pró-reitor, há um simbolismo significativo de realizar essa discussão dentro do ambiente universitário, onde emanam o pluralismo e os princípios democráticos.
“Tem um simbolismo importante essa conversa se dar aqui dentro da Universidade, de onde emana o pluralismo, de onde emana o próprio senso de democracia. [...] Porque. quando a gente pensa em controle, quando a gente pensa no Estado Democrático de Direito, o controle, ele é a ferramenta que o cidadão tem pra acompanhar as ações do executivo, do legislativo”, pontuou Moura.
Com o objetivo de trocar ideias e experiências sobre como fortalecer o diálogo entre o poder público e os cidadãos, a iniciativa busca ampliar os canais de escuta e integração com a sociedade, de modo que a população possa contribuir com sugestões, demandas e críticas que ajudem a aperfeiçoar a administração pública.
Segundo o secretário do TCU no Maranhão, Leandro Alberto Brito Fonseca, a proposta é incentivar que o cidadão tenha voz ativa nos processos institucionais e possa influenciar, positivamente, as decisões e ações das organizações públicas. A ação faz parte de um programa mais amplo, alinhado ao plano de gestão do presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo. O plano estabelece como princípio central que “as pessoas são o centro”, orientando todas as atividades e políticas da instituição.
“Na administração atual do TCU, conduzida pelo ministro Vital do Rego, uma das diretrizes é a participação cidadã, é colocar a população no meio dos nossos processos pra que ela possa ser escutada e possa influenciar nas nossas decisões e auditorias. Mas não adianta só fazermos isso no TCU, temos que fazer isso em todas as instituições públicas. Então, esse encontro aqui, com uma instituição dessa importância, é muito proveitoso pra que a gente possa trocar ideias e experiências e aprimorar nossos processos em relação a esse assunto”, observou, o secretário do TCU no Maranhão, Leandro Alberto Brito Fonseca.
Dentro desse contexto, as diretrizes nacionais do TCU, citadas pelo secretário do TCU no Maranhão, correspondem a: participação cidadã; cidadão no foco e Relacionamento institucional. Essas diretrizes buscam assegurar que todas as ações do Tribunal contemplem, em algum momento, a escuta e o engajamento da sociedade, promovendo uma atuação mais transparente, participativa e orientada às necessidades reais da população.
Durante a reunião, os gestores da UFMA puderam compartilhar impressões, dúvidas e sugestões, fortalecendo o diálogo entre as duas instituições e reafirmando o compromisso conjunto com uma gestão pública mais aberta, colaborativa e centrada no cidadão.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante