Notícias

UFMA e Seduc discutem parcerias para formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino

publicado: 16/01/2025 16h33, última modificação: 16/01/2025 16h49
UFMA e Seduc discutem parcerias para formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino

Na manhã desta quinta-feira, 16, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, e o Diretor do Centro de Ciências de Codó, Arlane Vieira, estiveram reunidos com a secretária de Estado de Educação, Jandira Dias, discutindo as parcerias entre o Governo do Estado e a UFMA em prol da formação continuada de professores da rede pública estadual.

O objetivo principal é fortalecer a parceria entre as duas instituições. Durante a reunião, o reitor da UFMA destacou a importância de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para os educadores, enfatizando que esses programas são essenciais para melhorar a qualidade do ensino e apoiar o crescimento profissional dos professores na rede pública.

Apresentamos programas e projetos de formação continuada para os professores da rede pública estadual, principalmente, no nível de especialização em mestrado. É o momento de fortalecer cada vez mais a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e a Universidade Federal do Maranhão”, comentou o reitor Fernando Carvalho.

O professor Arlane Vieira, que também coordena o mestrado em Matemática Aplicada e Computacional no Câmpus de Codó, avaliou a reunião como muito produtiva, destacando o convênio do mestrado interinstitucional em matemática aplicada e computacional.

Muito produtiva, a reunião com a professora Jandira, secretária de educação do Estado do Maranhão. Nós conseguimos avançar no convênio do Mestrado Interinstitucional em Matemática Aplicada e Computacional com a UNICAMP. Nós vamos seguir, agora, avançando em outras contribuições que a gente pode dar por meio dos projetos desenvolvidos na área de educação, ciência, tecnologia, capacitação para professores do Estado e também para os estudantes do ensino médio do Estado do Maranhão, destacou Arlane Vieira, diretor do Centro de Ciências de Codó.

O Mestrado Interinstitucional em Matemática Aplicada e Computacional é mais um marco na educação maranhense, especialmente, no ensino da matemática, uma vez que outras ações têm sido desenvolvidas na área da Matemática, a exemplo do projeto de extensão Centro Timbirense de Matemática (CTM), que tem preparado professores e alunos para as competições nacionais nessa disciplina.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) é oferecido em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), resultado de uma cooperação técnica entre as duas instituições. O principal objetivo é capacitar professores e técnicos em educação na região continental do estado, na área de matemática aplicada e computacional.

O programa tem se consolidado como um dos principais centros de formação de pesquisadores em Matemática na América Latina. Seus ex-alunos têm se destacado em cargos de docência e pesquisa tanto no Brasil quanto em instituições internacionais.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: