Notícias

UFMA e Sedes assinam termo de cooperação para capacitação de trabalhadores extrativistas no interior do estado

publicado: 21/12/2022 18h09, última modificação: 21/12/2022 22h49

Na sexta, 16, no Palácio Cristo Rei, foi assinado o termo de cooperação entre a UFMA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes). O objetivo é que, por meio dos professores e pesquisadores do curso de Engenharia de Pesca da UFMA, sejam realizadas ações de orientação e supervisão aos trabalhadores da área de pesca e da coleta de caranguejo no interior do estado.

Entre as ações protocoladas no termo, está o mapeamento das famílias que vivem do extrativismo no interior do estado e a capacitação desses trabalhadores extrativistas para que possam gerir as Unidades de Beneficiamento de Caranguejo, em Araioses, e a de Pescado, em Matinha.

Na solenidade, estiveram presentes o reitor e professor Natalino Salgado Filho; o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; e o membro da Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos da Ageufma, Danilo Francisco Corrêa Lopes.

O secretário da Sedes, discorreu sobre a importância dessa colaboração. “Essa aproximação é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado, acreditamos que o curso de Engenharia de Pesca realizado pela UFMA pode nos ajudar muito a desenvolver cooperativas, modelos de negócio, e capacitar os trabalhadores da área", ponderou Fernandes.
Por meio da cooperação entre as instituições, o objetivo é consolidar a cadeia produtiva extrativista dentro dessas comunidades com o uso de tecnologias que ampliem o aproveitamento dos recursos disponíveis na região e sua produtividade.

O professor Danilo Lopes falou sobre os benefícios da iniciativa: “Este projeto possui grande magnitude na geração de renda e otimização dos processos de beneficiamento do pescado no Maranhão. A nossa meta é capacitar esses trabalhadores para que haja a otimização dos processos produtivos com higiene e segurança, agregando valor ao produto final”, concluiu.

Confira as fotos:

UFMA  e Sedes celebram protocolo de intenções - 16-12-2022

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras

Fotos: Bruno Goulart

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: