Notícias

UFMA e Secretaria Estadual de Saúde dialogam sobre o Programa de Saúde Mental da Universidade

publicado: 30/07/2025 15h54, última modificação: 30/07/2025 18h53
UFMA e Secretaria Estadual de Saúde dialogam sobre o Programa de Saúde Mental da Universidade

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), e a Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria Estadual de Saúde (COORDASMAD) se reuniram nessa terça-feira, 29, para dialogar sobre o Programa de Atenção à saúde mental da UFMA, que será lançado em breve.

O programa tem por objetivo prevenir o adoecimento mental, oferecer suporte adequado em situações de sofrimento psicológico e fortalecer uma cultura de cuidado no ambiente acadêmico.  Entre as ações de promoção e prevenção, estão previstas: formação continuada; acolhimento; escuta e acompanhamento psicossocial; articulação para encaminhamentos para redes como o  SUS, CAPS, assistência social; entre outros.

Também farão parte no desenvolvimento do programa a Diretoria de Atenção à Saúde do Discente (DASD-PROAES), a Superintendência de Tecnologias na Educação (STED), o Núcleo de Telessaúde da STED, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e o Serviço Escola de Psicologia (SEP) da UFMA.

A criação do programa se dá pela crescente demanda por apoio psicológico na comunidade acadêmica por discentes, docentes, técnicos e terceirizados, como afirma o reitor da UFMA, Fernando Carvalho. “Hoje estivemos reunidos com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil e a Secretaria de Saúde do Estado para implantar na UFMA o Programa de Atenção à Saúde Mental. O programa  visa ao bem-estar mental de toda a comunidade acadêmica. Um programa que traz muitas novidades em relação às ações voltadas para a saúde mental, como campanhas, oficinas, rodas de conversa, entre outras atividades que permitem discutir o que é melhor para a nossa Universidade dentro do tema apresentado. O programa deve ser lançado no segundo semestre deste ano”, ressalta o reitor.

Para a diretora de Atenção à Saúde do Discente, Lissandra Bezerra, o programa tem por proposta trazer ações integradas e contínuas voltadas para a saúde mental dentro do ambiente universitário. “Por meio dessas ações, que são ações de promoção e prevenção em saúde mental, vamos realizar atendimento coletivo e individual, bem como a formalização de direitos institucionais que orientem práticas de cuidado em saúde mental e a sustentabilidade dessas ações, com uma  política de acolhimento e encaminhamento de estudantes e servidores em sofrimento psíquico", afirma a diretora.

“O programa tem por objetivo aproximar a sociedade acadêmica com o diálogo sobre a saúde mental. É importante fortalecer ações pensando nesse público, nessa nova mudança da educação, no fortalecimento da saúde por meio de parcerias para se construir projetos em comum. É preciso entender que a saúde mental é algo que gira em torno dos relacionamentos, e não propriamente dos adoecimentos e que se faz nos encontros, nos bons encontros”, conclui a representante da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria Estadual de Saúde (COORDASMAD), Giselle Belo.

O Programa permitirá avaliar os impactos da saúde mental no desempenho acadêmico e profissional, reforçando o compromisso da UFMA com a qualidade de vida da comunidade universitária.

Por: Priscila Abreu

Foto: Priscila Abreu

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: