Notícias
UFMA e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) iniciam tratativas para aquisição e reforma de móveis da Universidade
Na manhã desta quinta-feira, 4, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reuniu-se com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP) para discutir a formalização de convênios institucionais. O encontro teve a finalidade de debater a possibilidade de colaboração na aquisição e reforma de móveis produzidos por apenados.
O objetivo é otimizar recursos, fortalecer a política de sustentabilidade dentro da Universidade e contribuir diretamente para o desenvolvimento social por meio da ressocialização de detentos.
A reunião contou com a presença do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Marcos Moura Silva; do diretor de Administração, Cláudio Santana Pereira; da chefe da Divisão de Aquisições Gerais, Laila Carvalho Garcia; e da diretora de Convênios, Marceli Muniz. A comitiva da UFMA foi recebida pelos representantes da SEAP por meio do Gestor da Unidade Gestora de Profissionalização, Trabalho e Renda Prisional, David Rômulo Silva Furtado.
O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), Marcos Moura, explica que a iniciativa, além de garantir aquisições de produtos de forma sustentável e otimizada, tem como cerne apoiar programas de reinserção de detentos e fomentar medidas de desenvolvimento sustentável no sistema prisional do estado. “Tivemos uma conversa inicial com a SEAP para, posteriormente, efetivar uma parceria para a aquisição de móveis e reforma de mobília da Universidade. Mas essa parceria vai além da aquisição desses móveis. A Universidade tem um papel ativo como indutora de políticas públicas que fomentam a ressocialização de pessoas apenadas e também a inclusão desses cidadãos. A instituição, nesse sentido, tem o papel de contribuir com a sustentabilidade, dando utilidade aos resíduos e garantindo economia de recursos públicos, inclusive na aquisição de móveis a um preço menor que a gente encontrou no mercado”, ressalta.
De acordo com o gestor da Unidade Gestora de Profissionalização, Trabalho e Renda Prisional, David Rômulo Silva Furtado, por meio da parceria, serão entregues móveis de qualidade com economia significativa de recursos públicos. “O objetivo dessa parceria com a UFMA é fornecer materiais de qualidade para a Universidade, como também melhorar o ambiente da UFMA, com móveis que atendam de fato à necessidade do usuário. E, falando da economicidade, podemos dizer que os nossos produtos estão acima da qualidade normal e com economia de até 50% no caso de móveis na marcenaria e até 30%, 25% quando falamos de cadeiras e carteiras. O nosso objetivo é sempre melhorar e entregar o produto mais próximo possível das aspirações do parceiro”, frisa.
Os próximos passos preveem ajustes e formalização do convênio entre a UFMA e a SEAP. A partir disso, a Universidade reafirmará seu compromisso com a sustentabilidade orçamentária e com políticas sociais.
Por: Sarah Dantas
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante