Notícias
UFMA e RNP avançam nas obras de implantação de cabo submarino entre São Luís e a Baixada Maranhense
Nessa quarta-feira, 3, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, realizou uma visita técnica às obras de implantação de cabos de fibra óptica na Ponta da Espera. O projeto, liderado pela Universidade em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), levará conexão de internet de alta velocidade de São Luís ao Centro de Lançamento de Alcântara e à região da Baixada.
O reitor Fernando Carvalho ressaltou a importância do projeto, tanto para o desenvolvimento de pesquisa no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) quanto para a melhoria da qualidade de vida da população, que poderá usufruir uma conexão mais rápida e de baixa latência. “Estamos cumprindo o nosso compromisso social que propomos ao efetuar ações voltadas a questões sociais da nossa população. Essa é mais uma etapa do projeto, realizando mais uma proposta do nosso plano de gestão”, reforçou.
Reforçando o compromisso da Universidade em desenvolver melhorias na área social, o pró-reitor da Agência de Tecnologia e Informação da UFMA, Anilton Maia, destacou que a internet levará benefícios inclusive para as comunidades rurais da região. “Esse projeto vai conectar toda a região da Baixada, levando uma internet de alta velocidade, com qualidade, redundância e eficiência para nossas comunidades”, disse.
A comitiva também contou com a presença do Analista de Tecnologia de Informação da UFMA e Coordenador Geral do Ponto de Presença da RNP no Maranhão (Pop-MA), Jone Correia, que explicou os benefícios do cabeamento por fibra óptica e os próximos passos do projeto. “Atualmente, o cabo de fibra óptica é o meio mais eficiente e veloz para transmissão de dados. A obra base foi concluída recentemente, e o próximo passo é a passagem efetiva desse cabo submarino, bem como as conexões com o resto da rede”, pontuou.
Fortalecimento de projetos
Com a finalização das obras e ativação da rede de alta qualidade na região, a UFMA terá uma importante ferramenta para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e cultura no município. A professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, comemorou o avanço da obra. “A conectividade hoje é um bem social, cultural e econômico relevante, e a nossa Universidade cumpre seu papel há bastante tempo nessas áreas que serão agora beneficiadas com a conexão de alta qualidade. Estamos iniciando um letramento digital, e tudo isso depende dessa conectividade, por isso esse projeto tem uma função social relevantíssima”, destacou.
Parcerias estratégicas
Além da RNP, o projeto conta com o apoio da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, onde a conexão física será estabelecida em São Luís. As obras civis dessa etapa já foram concluídas, e o local está pronto para receber o cabeamento. A próxima fase será a instalação definitiva do cabo submarino e a integração à malha nacional de conectividade.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante