Notícias

UFMA e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) fortalecem parcerias

publicado: 13/10/2025 14h59, última modificação: 14/10/2025 11h51
Em reunião com o reitor da UFMA, Prof. Fernado Carvalho, o gerente de soluções da RNP, Adriano Adoryan, elogiou as iniciativas inovadoras da Universidade na comunicação pública; à tarde, participou de fórum de debates em comemoração ao aniversário da emissora
UFMA e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) fortalecem parcerias

Na sexta-feira, 10, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu a visita institucional de Adriano Doryan, Gerente de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Durante o encontro, foram discutidos temas como o papel da UFMA e da RNP no fortalecimento da comunicação pública, a implantação da TV 3.0 no país e o papel das emissoras públicas universitárias, bem como futuras parcerias entre as instituições.  

Participaram da reunião o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, o superintendente de Comunicação, Pablo Monteiro, o Gerente de Soluções da RNP, Adriano Adoryan, a professora da UFMA Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa; o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora Marcelo Ferreira Moreno; a professora e diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite, e o professor do curso de Ciência da Computação, Carlos de Salles Soares Neto. 

O reitor da UFMA, Prof. Fernando Carvalho, pontuou os investimentos já realizados na  comunicação e manifestou a intenção de fortalecer ainda mais a radiodifusão da Universidade por meio de projetos colaborativos. “Hoje a TV UFMA é uma das emissoras universitárias mais assistidas do país graças ao intenso trabalho dos nossos colaboradores. É sinal de que sabemos criar e entregar ao público uma programação de qualidade. Entendemos também a necessidade de mais investimentos, e a RNP tem sido grande parceira nessa construção coletiva”, destacou. 

A TV 3.0 é o novo padrão tecnológico que integra a televisão aberta à internet, oferecendo mais qualidade de imagem, som e recursos interativos. Nesse cenário, a UFMA se destaca como uma das instituições pioneiras e protagonistas no avanço da televisão digital, conduzindo pesquisas aplicadas que geram impactos diretos na indústria e na sociedade.

O superintendente de comunicação da UFMA, Pablo Monteiro, destacou o papel da emissora como um importante meio de divulgação científica no estado. “A TV UFMA tem um importante papel no ecossistema midiático do Maranhão e do país, em especial, na divulgação científica do estado, levando à sociedade as informações acerca dos estudos que são desenvolvidos pela Universidade. Transformamos dados complexos em informação acessível e de qualidade,cumprindo assim o papel social de democratizar o acesso ao saber e fortalecer a transparência da instituição pública perante a comunidade”, destacou. 

O gerente de soluções da RNP, Adriano Adoryan, elogiou o protagonismo da UFMA no desenvolvimento tecnológico e sinalizou avanços importantes para o desenvolvimento de novos projetos que promovam um país melhor por meio da radiodifusão. 

"O Brasil ocupa hoje uma posição de liderança mundial em TV digital, e é inspirador observar o protagonismo da UFMA nesse cenário. Vivemos em uma sociedade cada vez mais hiperconectada e polarizada, e iniciativas transdisciplinares que promovem a cooperação entre diferentes setores trazem perspectivas para que a gente siga com contribuições para um país melhor", destacou. 

Dez anos de TV UFMA  

Como programa de aniversário dos dez anos da televisão da Universidade Federal do Maranhão, foi realizado o Fórum de Debate TV UFMA 10 Anos: o Futuro da Radiodifusão e a TV 3.0, que reuniu especialistas renomados para dialogar sobre o tema.   

Além do Gerente de Soluções da RNP, Adriano Adoryan, também participaram do evento a professora da UFMA Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa; o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora Marcelo Ferreira Moreno; a professora e diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite. 

Por: Agaminon Sales

Foto: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: